Na sociedade moderna, onde a maioria das pessoas se desdobra entre vários compromissos, a administração do tempo acabou tornando-se um grande desafio para os estudantes.

Afinal de contas, além de provas, trabalhos e demais atividades acadêmicas, é preciso reservar um tempo para os afazeres de trabalho, sem deixar de lado a diversão e os cuidados com o corpo e a saúde.

A opção por um curso a distância vai ao encontro desse objetivo, mas não é a única estratégia que pode ser colocada em prática. Continue a leitura (nós prometemos que vai levar alguns poucos minutos)!

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1. Recorra a uma agenda e aplicativos 

Com tantos afazeres, é natural que, uma vez ou outra, você acabe esquecendo da entrega de alguma atividade. Se isso acontecer, não se culpe!  Por outro lado, há maneiras de evitar que o descumprimento de prazos se torne uma prática recorrente.

A primeira dica para quem busca otimizar a administração do tempo é registrar todos os seus compromissos. Além das tradicionais agendas, a tecnologia também pode ser uma aliada dos mais atarefados na administração do tempo.

Com a ajuda de planilhas e aplicativos, como Wunderlist, Evernote e Trello, por exemplo, é possível organizar datas e conteúdos que serão cobrados em provas e trabalhos. Dessa maneira, você não precisa ficar refém da sua capacidade de memorização.

2. Construa um cronograma, priorizando atividades mais importantes 

Depois de relacionar todos os seus compromissos, o ideal é que você faça uma triagem para hierarquizá-los, conforme o seu grau de importância ou urgência. Uma vez que esse processo tenha sido finalizado, é natural que as atividades consideradas prioritárias recebam atenção especial. A finalização deste primeiro grupo permite que você desfrute do restante do período com um pouco mais de tranquilidade.

Em busca de produtividade na administração do tempo, uma boa estratégia é a criação de metas periódicas, sejam elas diárias, semanais ou mensais, como, por exemplo, ler pelo menos três livros por mês.

A sua metodologia de gestão do tempo deve abrir espaço para os imprevistos. Não se cobre demais caso não consiga realizar tudo o que se propôs para um determinado período, pois isso pode gerar ansiedade e impactar negativamente no restante da sua rotina.

3. Faça o possível para antecipar suas atividades

A eficiência na administração do tempo permite até mesmo que você se programe para a entrega de tarefas antes do prazo, evitando o estresse e a ansiedade gerados pelo famoso “correr contra o tempo”.

Nesse contexto, evite deixar para se dedicar às suas tarefas apenas às vésperas da entrega. Ao começar uma atividade bem antes do prazo previsto, você consegue executar seus planos com calma, adaptando-se mais facilmente às novas situações.

Se levada a sério, a preocupação com o gerenciamento do tempo também traz reflexos positivos para a qualidade de vida: sua rotina de alimentação, lazer, exercícios físicos ou cuidados com o corpo consegue se manter intacta ou então minimamente alterada.

Quer ter mais tempo na sua agenda? Uma formação a distância permite que você tenha mais liberdade de horários para cursar uma formação superior!

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Tópicos: administração do tempo

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

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