O que faz um analista criminal?

O artigo de hoje é para você que já tem formação superior, atua no sistema de segurança pública ou na área de justiça criminal, e está cogitando seguir a carreira de analista criminal. Vamos abordar o que faz exatamente esse profissional e como uma pós-graduação em Análise Criminal é o caminho que o levará à excelência na elucidação, prevenção e pesquisa de processos de violência e desordem pública. Acompanhe!

Atuação ampla

Atuação ampla

Munido de embasamento técnico, metodológico e estatístico, o analista criminal é capaz de produzir conhecimento, criar propostas de ação e resolver problemas. Suas habilidades investigativas permitem que ele atue amplamente em casos de violência ou perturbação à ordem, bem como o auxílio na elucidação de crimes.

Em suas intervenções, cabe ao analista criminal encontrar pistas, interpretar vestígios e estabelecer conexões entre todos os elementos que compõem o cenário em questão, elaborando planos e estratégias para a resolução do caso. Nesse processo, ele poderá adotar diferentes métodos e técnicas de análise, valendo-se dos mais avançados recursos disponíveis.

O profissional também mapeia, identifica e elabora ações para entender processos de violência e implementar políticas públicas para contê-los. Isso é feito por meio do estudo das características dos crimes, como roubos a caixas eletrônicos de bancos ou homicídios em determinadas regiões da cidade, buscando padrões e tendências, a fim de propor medidas de combate à violência.

Pós-graduação EAD

Pós-graduação EAD

Destacar-se por sua capacidade de resolução de problemas e seu raciocínio lógico já é um bom passo para se tornar um analista criminal, mas é preciso especializar-se. No curso de pós-graduação em Análise Criminal da Católica EAD, o profissional agrega qualificação refinada na área de pesquisa em tendências criminais e ações para o combate aos processos de violência.

Disciplinas como Estatística Aplicada e Teorias Criminais dão aporte para que ele desenvolva suas habilidades e se torne um profissional altamente capacitado e requisitado.

Ficou entusiasmado com as atividades de um analista criminal? Conta para a gente qual o seu plano para o futuro seguindo essa carreira. Deixe um comentário!

 

Tópicos: Análise Criminal

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes