Conheça os campos de atuação do pedagogo

O senso-comum convenceu muita gente que pedagogos têm de parar, inevitavelmente, em salas de aula da pré-escola ou dos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, são muitas as áreas que podem receber esses profissionais. Conheça os campos de atuação do pedagogo.

No princípio era a escola

A relevância e importância social do pedagogo são muito grandes, afinal, são eles que se dedicam a facilitar o aprendizado. Nas escolas, esse profissional atua na base da alfabetização, escolarização e formação, tanto de crianças e jovens quanto de adultos. Junto da família, o professor exerce influência fundamental na formação da identidade e caráter do indivíduo que frequenta o ambiente escolar.

Quem se forma em pedagogia e quer trabalhar em sala de aula pode fazê-lo tanto na rede pública quanto em escolas privadas, atuando como professor até o 5º ano ou, ainda, como coordenador, orientador, diretor ou psicopedagogo -- esse último exige uma especialização.

Além dos muros da escola

Pedagogos também podem atuar em meios de comunicação e editoras, produzindo conteúdo destinado a crianças, programas educacionais para TVs e YouTube, e materiais didáticos e de apoio para escolas.

Também é possível trabalhar em ONGs, na coordenação de projetos, e em programas sociais e educativos, sempre com o objetivo de desenvolver a comunidade.

Profissionais da área podem integrar órgãos públicos ligados à educação, atuando em programas municipais, estaduais ou federais, elaborando projetos e programas sociais.

Pedagogos em empresas?

Sim, e essa versatilidade da profissão começou a ganhar mais espaço em meados dos anos 1980.

A chamada Pedagogia Empresarial aplica-se às relações dentro de empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte, com o objetivo de gerar mudanças naqueles ambientes e melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal dos funcionários. Ou seja, atribuições tradicionais do departamento de recursos humanos acabam sendo responsabilidade de pedagogos, já que os conhecimentos desses profissionais os tornam extremamente qualificados a lidar com os demais setores das empresas.

Você imaginava que havia tantas possibilidades de carreira para pedagogos? Qual delas parece mais interessante para você? Compartilhe conosco!

Tópicos: Pedagogia