Como é, na prática, fazer faculdade a distância?

Em dúvida sobre qual a melhor forma de cursar uma universidade? Tem vontade, mas não sabe como é fazer uma faculdade a distância? Nós te ajudamos!

Reconhecimento

Uma das principais dúvidas de quem pretende fazer uma faculdade a distância é não saber quanto ao funcionamento, à validade e à aceitação do diploma no mercado de trabalho. No Brasil, todas as modalidades de curso - presenciais, semi-presenciais e EAD (ensino a distância) - devem ter o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) para operar e emitir certificados de conclusão válidos.

Também não há diferenciação entre os diplomas, nem qualquer anotação que diga ao futuro empregador qual foi a modalidade escolhida pelo aluno. Em geral, os empregadores têm percebido que alunos desta modalidade de ensino costumam ser profissionais mais organizados e autônomos, o que é muito valorizado.

O curso

Uma faculdade a distância costuma ser tão exigente quanto uma presencial. Além das videoaulas, o aluno terá material didático para ler, exercícios no computador, fóruns virtuais, debates sobre temas diversos e trabalhos para entregar. As provas são presenciais e, dependendo do curso escolhido, também há algumas aulas em laboratório e outras atividades no polo de ensino.

Os alunos contam com profissionais capacitados para ajudar na solução de dúvidas via chat, e-mails, encontros presenciais ou fóruns, normalmente chamados de tutores. Não basta assistir às aulas. A participação nos fóruns de discussão e a interação com os tutores também conta para a nota final.

As avaliações presenciais são obrigatórias para cada disciplina e as datas são divulgadas antecipadamente na plataforma, para que o estudante consiga se programar. Caso não possa comparecer, existe a possibilidade de solicitar a realização de prova substitutiva. Vale lembrar que a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, também é presencial.

Outras atividades, como aulas temáticas ou encontros acadêmicos, podem exigir que o aluno vá até o polo algumas vezes. Além disso, alguns cursos exigem a realização de um estágio supervisionado para a obtenção do diploma.

Como você pode perceber, fazer uma faculdade a distância é tão exigente quanto uma presencial. Muitas vezes, até mais, já que o aluno precisa de uma dose a mais de organização e comprometimento para ter sucesso. Conheça os cursos disponibilizados pela Universidade Católica de Brasília clicando aqui!

Tópicos: Graduação