De acordo com o Censo da Educação Superior, o ensino a distância (EaD) teve uma expansão de 3,9% nos últimos anos. Em 2017, estima-se que o Brasil deve ter cerca de 2 milhões de estudantes na educação a distância. Até 2020, essa modalidade deve ser a principal porta de entrada para o ensino superior em todo o país.

Apesar do crescimento constante, ainda existem muitas dúvidas a respeito das vantagens da educação a distância. Que tal solucioná-las agora mesmo?

shutterstock_582865162-2

Como funciona a educação a distância?

Os cursos oferecidos na modalidade EaD são organizados em ambientes virtuais de aprendizado. Por meio de plataformas on-line, o aluno acessa o conteúdo quando e onde quiser.

As plataformas de aprendizagem reúnem aulas gravadas em vídeo e materiais complementares em texto, áudio, vídeo, infográficos e outros formatos, visando oferecer um aprendizado completo ao estudante.

Muitas universidades, como a Católica de Brasília, disponibilizam bibliotecas virtuais para que os alunos possam consultar obras completamente on-line, sem a necessidade de se deslocarem até um polo de apoio presencial.

As avaliações das disciplinas podem ser feitas on-line ou presencialmente, de acordo com a proposta pedagógica do curso e do professor. Cabe ao estudante ficar atento a essas informações e cumprir com suas responsabilidades.

Vantagens da educação a distância

A EaD proporciona maior flexibilidade e autonomia ao aluno, que fica responsável por organizar sua própria rotina de estudos, com dias e horários mais propícios à sua atividade estudantil.

O aluno pode acessar o conteúdo pela internet em qualquer lugar que seja mais cômodo, evitando o estresse e a perda de tempo no trânsito, por exemplo. Assim, ele pode dedicar períodos curtos de estudo por dia ou estudar com mais intensidade nos dias em que achar melhor, como aos finais de semana.

A relação custo x benefício é ótima, pois não há gastos com alimentação e transporte pelo aluno. Uma vez que as Instituições de Ensino não possuem tantos gastos com a estrutura física, as mensalidades costumam ser mais baratas do que nos cursos presenciais, o que se torna um grande atrativo para quem busca qualificação sem pesar tanto no orçamento.

Falando nisso, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cursos EaD podem ser até 40% mais baratos do que os presenciais.

Outra vantagem da educação a distância é que você pode romper barreiras e fazer uma graduação naquela universidade que sempre sonhou, mesmo que não more na mesma cidade em que ela está localizada.

Seu diploma universitário tem a mesma validade de um curso presencial e o mercado de trabalho está cada dia mais consciente de que alunos de graduação EAD têm mais capacidade de organizar a própria rotina e desenvolver autonomia em suas funções.

Quer saber ainda mais sobre como uma faculdade EAD pode te ajudar? Faça o download do Guia Completo sobre Ensino a Distância da Universidade Católica de Brasília!

CLIQUE AQUI E BAIXE O SEU E-BOOK!

Já tem certeza?

Inscreva-se agora!