As facilidades oferecidas pela educação a distância têm motivado milhares de alunos a retomar os estudos. Livres da obrigatoriedade de ter que se deslocar até a universidade diariamente, eles podem assistir às aulas no conforto de casa, no momento em que for mais propício.

Por outro lado, isso não significa que fazer um curso on-line é mais fácil. Muito pelo contrário. Para conquistar o diploma, o aluno deve registrar um bom desempenho nas provas e trabalhos.

Mas você sabe exatamente como funciona o sistema de avaliação das graduações EaD? É isso que nós vamos explicar nesse post. Fique atento!

prova ead

As provas também podem ser feitas a distância?

Algumas atividades que avaliam o desempenho do estudante até podem ser feitas a distância, mas essa é uma facilidade que não se aplica às provas finais, tampouco ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Em alguns casos, como os citados acima, é obrigatório que o estudante compareça aos chamados polos de apoio. Em datas previamente definidas em calendário acadêmico e divulgadas pela instituição, você terá que se dirigir até o polo para realizar sua prova ou banca de TCC.

Você também pode ter que comparecer ao polo para assistir aulas temáticas e encontros acadêmicos transmitidos online, realizar atividades em grupo, práticas em laboratórios específicos de acordo com o curso, ou ainda para participar de projetos de pesquisa e extensão universitária.

Como fico sabendo quando preciso ir ao polo?

Uma vez definidas as datas das provas presenciais, o calendário é disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem para que o estudante consiga se programar. Geralmente, é oferecida mais de uma opção.

Se, mesmo com essa divulgação, o estudante não conseguir comparecer no dia marcado, ele terá uma segunda chance ou poderá requerer uma avaliação substitutiva.

Por essa razão é tão importante que você escolha um curso cujo polo a distância fique na mesma cidade em que você mora. Do contrário, terá que viajar para poder realizar as avaliações presenciais.

Que outros instrumentos são utilizados?

Ao longo das disciplinas, os alunos devem participar ativamente das atividades on-line, tais como fóruns e debates, que contabilizam na nota final. Além disso, são obrigados a responder a questionários, realizar trabalhos teóricos e práticos e participar de atividades supervisionadas.

Quando houver exigência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), este deve ser entregue dentro das normas estipuladas pela instituição, sendo que será contabilizado como uma disciplina a ser aprovada.

Em alguns cursos, existem ainda os estágios supervisionados, que também são obrigatórios para a obtenção do diploma.

Portanto, é um mito acreditar que fazer faculdade a distância é mais fácil. Se a sua escolha se deve unicamente a esse motivo, o mais adequado é repensá-la. A opção por um curso EaD deve priorizar outros fatores, como, por exemplo, a vontade de alcançar voos mais altos no mercado.

Como na educação presencial, a sua matrícula implica em um comprometimento com os estudos. A maior diferença para um curso tradicional é que professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente.

CLIQUE AQUI E BAIXE O SEU E-BOOK!