O Prouni é uma das melhores opções para alunos que têm dificuldade em manter a mensalidade de um curso superior. Isso porque o programa oferece bolsas que podem cobrir até 100% do valor total do curso. Em outras palavras, com o Prouni você pode estudar sem pagar nada!

Por outro lado, não é tão fácil participar. Além de uma boa nota do Enem, há uma série de outros critérios que você cumprir para ter direito ao benefício. Continue lendo o post para entender o que é Prouni, como funciona, quais são os requisitos para ingressar e como se inscrever  no programa. Confira!

graduação ead

O que é Prouni e como ele funciona?

O Programa Universidade para Todos ou Prouni é uma iniciativa do governo que oferece bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Com isso, favorece a formação de nível superior para esta parcela da população em instituições privadas, com cursos de qualidade e reconhecidos pelo MEC.

O benefício recebido pelo aluno pode ser parcial ou integral. Além disso, quanto maior a nota obtida no Enem, melhores são as condições para que o candidato consiga um bom auxílio. Para entender como funciona o Prouni, é importante entender que o programa varia de acordo com o curso, a instituição e a renda familiar per capita do aluno.

No caso das bolsas parciais, 50% do valor da mensalidade é abatido pelo programa e a outra metade fica por conta do estudante. Já quem consegue o benefício integral poderá se formar sem arcar com nenhum custo referente a mensalidade do curso.

Em ambos os casos, nenhum valor precisará ser ressarcido ao programa, pois não se trata de um empréstimo como nos financiamentos. O Prouni funciona como um direito adquirido pelo aluno que poderá usufruir dele sem firmar nenhum compromisso financeiro.

Como se inscrever no Prouni e conseguir uma bolsa de estudos?

Inscrever-se no Prouni é muito fácil! Basta entrar no site do programa e realizar sua inscrição conforme as datas descritas nos editais. A inscrição é on-line, gratuita e necessita apenas de seus dados pessoais, escolha de curso e instituição.

Antes disso, você deve verificar se cumpre os critérios para concorrer a uma bolsa do Prouni. O candidato não pode ter diploma superior e deve ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista em um colégio particular. Também como requisito, a renda familiar não pode ultrapassar três salários mínimos per capita.

Para concorrer a uma bolsa do Prouni, o estudante precisa ter alcançado uma média mínima de 450 pontos na prova objetiva e não pode ter zerado a redação no Enem. Caso esteja dentro destes critérios, o candidato está apto a concorrer a uma bolsa.

É possível utilizar o Prouni para cursos em EaD?

Uma dúvida cada vez mais comum com o crescimento da educação a distância no Brasil é o se o Prouni vale para cursos EaD. A resposta é sim, e os critérios de participação são praticamente os mesmos. A exceção fica por conta do Enem.

O aluno que quer usar o Prouni para cursos em EaD deve ter realizado a edição mais recente do exame. Quem quer uma bolsa para 2019, por exemplo, deverá fazer o Enem 2018 e obter a pontuação mínima exigida. Fora isso, o programa funciona do mesmo jeito e oferece as mesmas oportunidades.

A Universidade Católica de Brasília oferece a chance de estudar com muita qualidade e conforto por meio de um de nossos cursos na Católica EAD.

Escolha seu curso e faça já sua inscrição utilizando a nota do Enem!