Fazer aquela viagem para uma praia paradisíaca ou ir para o exterior é o sonho de muita gente, mas a falta de dinheiro às vezes deixa o sonho longe de se tornar realidade. Confira o post até o fim e veja como organizar as finanças para viajar nas férias!

viajar

Trace sua meta

O primeiro passo para começar a organizar as finanças para viajar nas férias é definir sua meta. Para onde você irá, por quantos dias e quanto custará são as três perguntas essenciais a se fazer neste primeiro momento.

Crie uma maneira de controlar as finanças

Juntar dinheiro para viajar depende de um compromisso consigo mesmo e criar mecanismos de regulação podem ajudar na organização das finanças. Exemplo disso é a criação de uma planilha de controle financeiro, em que você lança todos os seus gastos e recebimentos. Com esse controle é possível identificar onde seu dinheiro é gasto e como você pode poupar dinheiro para a viagem.

Quem prefere ter a tecnologia como aliada pode fazer uso de aplicativos de gestão financeira pessoal disponíveis nas lojas de apps do Android e IOS, como o Organizze, Guia Bolso ou Mobills.

Compare preços antes de comprar

As compras por impulso são grandes motivadores da falta de dinheiro quando se está pensando em viajar nas férias. Diante disso, procure se conter antes de sair gastando. Compare os preços e tenha cautela nas compras.

Passagens aéreas sofrem variação de preços a todo instante, assim como os preços de hotéis e passeios. O melhor a fazer é acompanhar essa dinâmica alguns meses antes da viagem para saber em que período do mês esses itens estão mais baratos e com que antecedência você deve fazer as reservas.

Reforce o orçamento

Organizar as finanças para viajar nas férias também passa por uma avaliação crítica da sua atual situação financeira. Se o que você ganha hoje é insuficiente para atingir seu objetivo, busque meios de turbinar seu orçamento pessoal.

Procure por trabalhos freelancer, faça aquela limpa em casa e monte um bazar, crie alguma peça de artesanato ou faça uma rifa entre amigos, vizinhos e familiares. Você também pode ajudar algum parente em um negócio próprio ou desenvolver seu empreendimento pessoal para poupar dinheiro para a viagem.

Desafie-se

Uma boa forma de juntar dinheiro para viajar é criar desafios em que a recompensa é a sua viagem. Muitas pessoas se comprometem a parar de fumar e guardam o dinheiro para esse objetivo, por exemplo.

Você pode começar com pequenas coisas, como voltar da faculdade a pé e economizar o dinheiro do ônibus ou deixar de comer aquele lanche que custa R$ 10 por dia. Ao final você verá que terá valido a pena o sacrifício!

Pronto para começar a organizar as finanças para viajar nas férias? Conheça 4 aplicativos de organização financeira que vão te ajudar nos primeiros passos!

Inscreva-se agora

Tópicos: organizar as finanças para viajar nas férias

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes