Como trabalhar com direitos humanos

Você tem especial interesse na área de direitos humanos e não sabe como direcionar sua carreira para trabalhar neste setor? Nós te ajudamos.

Definição

Definição

Inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, credo, sexo, idioma, religião ou qualquer outra condição, os direitos humanos incluem o direito à vida, à liberdade de opinião e de expressão, à educação, ao trabalho e muitos outros.

Garantir que todos tenham acesso à qualidade de vida e igualdade de oportunidades é função de todo governante. As Nações Unidas, desde seu estabelecimento, têm por objetivo promover e encorajar o respeito aos direitos humanos para todos.

Atualmente, diversos setores governamentais e não governamentais atuam na defesa e promoção dos direitos humanos.

O trabalho

O trabalho

Promover os direitos humanos é papel fundamental de todos. Não importa se a sua formação profissional é em direito, ciências sociais, pedagogia ou relações internacionais. A disposição para promover um mundo melhor, mais humano e igualitário, deve estar dentro de cada um.

Carreira em órgãos internacionais

Carreira em órgãos internacionais

Entre as formações que podem te ajudar a trabalhar em organizações internacionais de promoção dos direitos humanos está Relações Internacionais, que contempla conhecimentos ligados às ciências humanas em campos como economia, direito e sociologia. Além da sua língua nativa, é necessário possuir domínio de pelo menos mais dois idiomas.

Aqueles graduados em ciências sociais podem se especializar em temas como relações de gênero, violência, trabalho e sociologia da educação para conseguir desenvolver trabalhos significativos na área dos direitos humanos.

Profissionais do direito também podem trabalhar com direitos humanos. Uma especialização em direito internacional, por exemplo, pode abrir portas nos organismos internacionais.

Carreiras em outras áreas

Carreiras em outras áreas

Você não precisa trabalhar em um organismo internacional para atuar na área dos direitos humanos.

O assistente social, por exemplo, tem por objetivo auxiliar pessoas em estado de vulnerabilidade, ou seja, que têm seus direitos à cidadania negligenciados. Esta profissão é voltada para a promoção do bem-estar físico e psicológico. Um advogado pode trabalhar na defensoria pública, auxiliando aqueles que não possuem meios para pagar por uma defesa.

Esses profissionais podem trabalhar em ONGs, em órgãos públicos, em prefeituras, nos estados, no governo federal, como autônomos ou como empregados da iniciativa privada.

O importante para os que desejam atuar na área é procurar por especializações que os direcionam para o ramo dos direitos humanos que mais coincidem com seus ideais.

Você tem mais alguma dúvida sobre como trabalhar com direitos humanos? Encaminhe sua mensagem e ajudaremos você a descobrir o curso que melhor o ajudará a trilhar este caminho profissional!

 

Tópicos: Direitos Humanos

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes