5 razões para fazer um curso de graduação EAD

Começar uma faculdade é uma das etapas mais fascinantes da vida. Antes, esse sonho era para poucos, mas ele tem se tornando realidade graças ao ensino EAD (Ensino a Distância). Está em busca de uma formação profissional, mas na dúvida entre um curso presencial ou a distância? Saiba que são muitas as vantagens da modalidade EAD. Veja, a seguir, uma lista com algumas razões para fazer um curso de graduação EAD.

Flexibilidade de horários

Uma das principais vantagens é a possibilidade de adequar os horários das aulas à sua rotina. Quem mora longe da universidade, trabalha em horários variados e não pode comparecer presencialmente à sala de aula todos os dias pode se identificar com o ensino a distância. As aulas ficam disponíveis para que o aluno possa assistir mesmo depois do horário marcado.

Mensalidade mais acessíveis

Os cursos a distância costumam ser mais baratos do que os presenciais no Brasil. Além de pagar menos nos estudos, é possível economizar com os gastos de transporte até a universidade, com a alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois muitos textos ou livros ficam disponíveis online.

O diploma tem o mesmo valor

Nada diferencial um diploma de um curso presencial para uma graduação a distância. A modalidade escolhida pelo aluno não costuma constar no diploma. Ou seja, ambos têm o mesmo valor no mercado, desde que a universidade seja autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Alunos que se formam em cursos EAD podem ocupar vagas que exigem nível superior, participar de concursos públicos ou se matricular em uma Pós-Graduação.

Variedade de cursos

Como o interesse pela ensino a distância tem aumentado, é cada vez maior o número de cursos disponíveis na modalidade EAD, inclusive para as carreiras com mais oportunidade no mercado de trabalho atualmente. Seja um bacharelado, uma licenciatura ou um curso tecnológico, são diversas as possibilidades, como Administração, Comércio Exterior, Pedagogia, Logística, entre outras. Também é possível fazer Pós-Graduação a distância.

Mesmo nível de aprendizado

Não é porque o curso é a distância que a dedicação com o estudo é menor. As matérias são iguais e o curso é tão rigoroso quanto o presencial. É preciso ter disciplina para acompanhar as disciplinas, saber gerenciar o tempo, entender bem como funcionam as ferramentas digitais e ter alta capacidade de concentração. Além disso, os alunos passam pela mesma avaliação desenvolvida para cursos presenciais do MEC, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Tem interesse em fazer um curso a distância? Conheça os cursos da Católica EAD.

Tópicos: Graduação