O Enem 2018 é composto por 180 questões de conhecimentos gerais relacionadas às disciplinas ensinadas no ensino médio. A avaliação conta ainda com uma redação na qual o estudante deve argumentar sobre um tema de interesse social em até 30 linhas.

A prova acontece nos dois primeiros domingos de novembro e é uma das melhores opções para quem busca uma vaga no ensino superior. Por isso, você deve se preparar para ir bem na prova e ter acesso a todas as oportunidades que o exame oferece. Continue lendo o post para aprender como estudar para o Enem, arrasar na redação e começar a faculdade com o pé direito. Confira!

enem

Conhecendo o desafio e buscando inspiração

Antes de definir qualquer rotina ou método de estudos para o Enem, você deve ler o edital e conhecer o cronograma da prova. Essas são as melhores fontes de informação para definir quais disciplinas estudar, quais habilidades desenvolver e quanto tempo você tem para fazer isso.

Dar uma olhada nas provas anteriores também ajuda muito. Assim você entende como os conteúdos são cobrados e pode adequar seus métodos de estudo ao estilo das questões. Procure, também, pelos textos que obtiveram nota 1.000. Eles são um guia de como fazer uma boa redação do Enem.

Organizando os estudos

Depois que você descobriu o que cai na prova, chegou a hora de organizar o cronograma de estudos. Ter um planejamento ajuda a manter a disciplina, levar uma rotina mais equilibrada e dar conta de todo o conteúdo a ser aprendido. Especialmente para quem vai precisar estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Distribua as disciplinas que vão cair no Enem 2018 ao longo da sua semana, intercalando matérias entre pequenos intervalos. Dê prioridade aos conteúdos mais recorrentes e aos que você tem mais dificuldade. Não esqueça de reservar um tempo, para treinar a redação e fazer simulados.

Outra dica é deixar as duas semanas que antecedem a prova reservadas para fazer revisões e sempre manter uma janela livre para descanso. Assim, você chegará no Enem 2018 com a matéria fresca na memória e toda disposição que precisa para fazer um bom exame.

Utilizando os melhores métodos de estudo

Para garantir um bom resultado no Enem 2018, você também deve escolher os métodos de estudo que mais favorecem o seu aprendizado. Resolver as provas dos anos anteriores é um dos melhores. Assim, você conhece o estilo da prova e aprende a se adaptar ao tempo que terá disponível no dia do exame.

Elaborar mapas conceituais e praticar a auto-explicação são outras técnicas de estudo que podem te ajudar a aprender melhor e mais rápido. Grupos de estudos também são muito eficientes, pois além de estudar e aprender juntos, rola muita parceria e troca de incentivos.

Preparando-se para a redação do Enem

A redação do Enem é a parte mais importante da prova, pois impacta diretamente no resultado do aluno. Para se dar bem na redação, não há escapatória: treinar é a melhor estratégia. Faça as propostas de redação dos anos anteriores. Mantenha-se antenado aos temas mais debatidos ao longo do ano, pesquise e tente escrever sobre eles.

Sempre que possível, peça um feedback aos seus professores. Assim, você consegue identificar onde está sua maior dificuldade e pode trabalhar para resolvê-la e encarar a prova sem maiores problemas.

O Enem 2018 é a porta de entrada para o ensino superior. Sendo assim, não deixe de abraçar essa oportunidade de conquistar uma vaga na universidade e a carreira que vai realizar seus sonhos.

Que tal iniciar essa jornada conosco? Inscreva-se para o processo seletivo da Católica EAD utilizando sua nota no Enem!

VISITE NOSSO BLOG