Engenharia de Software: aprenda a gerenciar projetos

Você trabalha no setor de Tecnologia da Informação e deseja aprimorar seus conhecimentos para decolar na carreira? Que tal apostar em uma especialização em Engenharia de Software? O mercado de softwares e serviços de TI está em franca expansão no Brasil e há excelentes oportunidades de trabalho para quem é especializado na área. Acompanhe este artigo para saber mais!

Mercado promissor

Ótima notícia para quem está pensando em seguir a carreira na área tecnológica: o mercado brasileiro de desenvolvedores, fabricantes e distribuidores de softwares está bastante aquecido. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), no ranking mundial, o Brasil é o oitavo colocado, movimentando aproximadamente US$ 27 bilhões apenas no mercado interno.

Não é à toa que a profissão do engenheiro de softwares está com tudo. Para acompanhar o avanço digital e a rápida evolução tecnológica, bem como atender às novas demandas dos clientes, as empresas do setor precisam investir em profissionais altamente especializados, capazes de tomar decisões estratégicas assertivas e apresentar soluções inovadoras.

O engenheiro de software

Mas qual é exatamente o papel do engenheiro de software dentro de uma empresa? Bom, é ele quem desenha softwares e programas computacionais, cria aplicativos e jogos para plataformas digitais e desenvolve sistemas específicos para as mais diversas áreas. Também cabe a ele testar, avaliar, programar, revisar, adequar e realizar a manutenção de tudo isso.

A atuação desse profissional não para por aí. Ele também pode seguir o caminho do gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software. E, para desempenhar essa função com maestria, tão importante quanto ter conhecimento técnico é ter visão empreendedora e estratégica – o que se fortalece no curso de especialização.

A importância da especialização

O aperfeiçoamento conquistado em uma pós-graduação em Engenharia de Software é essencial para aprimorar competências e habilidades, não apenas no desenvolvimento de softwares, mas também na gestão de projetos no setor. Essa visão estratégica corporativa permite que o profissional se destaque dos demais e amplie suas chances de crescer na carreira.

Vale ressaltar que, atualmente, as empresas buscam por profissionais que estejam preparados para o desenvolvimento de softwares e também sejam capazes de elaborar estratégias de mercado – daí a necessidade de uma formação com foco em gestão de projetos para aliar conhecimento técnico e corporativo.

Na pós-graduação lato sensu em Engenharia de Software da Universidade Católica de Brasília, modalidade EAD, o aluno aprende a coordenar projetos inovadores do início ao fim, fazendo controle de qualidade com rigor internacional, utilizando modelos de funcionalidade atuais (como UML, Java/JEE, CMMi e MPS-Br) e empregando princípios de redução de custos e aumento da produtividade global.

Assim, ele sai do curso pronto para conquistar seu lugar no mercado e subir cada vez mais na carreira.

A ideia de seguir o caminho da Engenharia de Software já está formatada na sua mente? Que mudanças isso vai proporcionar na sua vida? Conta para a gente!

Tópicos: Engenharia de Software