leia

O papel da Escola de Frankfurt para a Filosofia Contemporânea

Por Alessandra Melo

Você sabe como meios de comunicação em massa e como a TV, podem influenciar a sociedade? Muitas vezes, informação, entretenimento e política se misturam e são confundidos pelas pessoas. Os efeitos dessa dissociação de fronteiras pela mídia tem efeitos nocivos na formação da sociedade. E os primeiro filósofos que detectaram isso foram os pensadores da Escola de Frankfurt, essencial para a filosofia contemporânea

Max Horkheimer e Theodor W. Adorno são os principais representantes dessa escola, fundada na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, em 1924. Eles agregaram outros filósofos e cientistas sociais de mentalidade marxista, como Walter Benjamin e Erich Fromm, não porque desejassem ser intérpretes do pensamento de Karl Marx, mas em busca de inspiração para uma análise da sociedade contemporânea. 

Os estudos ficaram conhecidos como Teoria Crítica, que visa avaliar e mudar a sociedade como um todo. Um exemplo desse funcionamento é a análise da indústria cultural. A teoria diz o seguinte: meios de comunicação em massa, como jornais, rádios e TV, são propriedade de algumas empresas que têm interesse em obter lucros. Por isso, vendem novelas, filmes e outros programas, não como bens culturais e artísticos, mas como produtos de consumo, semelhantes a um celular ou um sapato. 

Com isso, em vez de contribuírem para formar cidadão críticos, esses meios de comunicação mantêm as pessoas alienadas da realidade - substituem o termo indústria cultural por cultura de massa. Para eles, não se trata de cultura popular, mas de uma ideologia que é imposta às pessoas.

Entre os anos 70 e 80, a Escola de Frankfurt foi muito criticada por ter um visão reducionista das pessoas, pois pesquisas comprovaram que as pessoas não são tão manipuláveis assim. De qualquer forma, os filósofos são precursores da ideia de que diversão e assuntos importantes, como notícias, se misturam em um único produto. Com isso, a crítica permanece atual e significativa para a filosofia contemporânea. 

E aí, tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto? O bacharelado na área permite que você mergulhe na filosofia contemporânea e em muitos outros assuntos que envolvem a essência do homem e a construção da sociedade ao longo da história. Conheça mais sobre o curso oferecido pela Católica EAD.

Tags: Filosofia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!