leia

Faculdade de Administração: o que estuda?

Por Alessandra Mello

Os cargos de gestão são os que exigem maior gama de conhecimento por parte do profissional. Afinal, ele é responsável por fazer com que o trabalho de todos os funcionários sob seu comando funcione e dê resultado. Por isso, é uma lista longa o que estuda a faculdade de Administração.

A matriz curricular do curso deve ser ampla o suficiente para dar conta de tudo o que influencia nos resultados de uma empresa. Isso inclui uma diversidade de departamentos e processos, além inúmeras habilidades e competências tanto técnicas quanto comportamentais.

Quem planeja seguir essa carreira deve, antes de tudo, estar preparado para aprender muito de muita coisa. Esse é o seu perfil? Então saiba mais sobre como e o que você estuda na faculdade de Administração. Confira!

Teoria Geral da Administração

O grande norteador do curso de Administração é a Teoria Geral da Administração. Esse é o conjunto de princípios, conceitos e estudos que essa área acumulou ao longo da história e que são ainda utilizados na prática profissional.

As principais teorias da Administração dizem respeito a como um gestor deve montar sua linha de produção e desenvolver sua cultura organizacional. Além de estratégias de mercado e alocação de recursos visando sempre a produtividade. São, portanto, as bases de todo o processo administrativo.

Esse conjunto de saberes está em constante atualização, absorvendo novas modalidades de gestão e perfis de liderança. Passando a considerar, também, inovações tecnológicas e momentos econômicos. Em termos teóricos, na faculdade de Administração é o que estuda-se de mais importante.

Campos da Administração

De modo mais enfático e específico, o que estuda a faculdade de Administração são os principais campos de atuação profissional. Os quais são muito amplos, diversificados e possibilitam uma infinidade de opções de carreira, sendo essas as principais razões para cursar a graduação na área.

A primeira vertente é a financeira, uma das mais importantes, afinal sem capital ou o bom uso dele nenhum empreendimento vai longe. A seguir, o aluno aprende a gestão dos Recursos Humanos, ou seja, como captar e reter talentos que colaborem com o crescimento da empresa.

Outro ramo é a produção, que dita como os recursos disponíveis serão utilizados para garantir seu máximo aproveitamento, além de gerar um produto de qualidade. E, por fim, no Marketing, o aluno aprende como diferenciar sua marca para garantir uma boa colocação no mercado, captar clientes e fazer negócios.

Competências e habilidades do administrador

Até agora você viu que o que estuda a faculdade de Administração são as teorias da área e os campos em que elas são aplicadas. Um outro eixo da formação é que enfatiza as competências que o administrador deve possuir para conseguir fazer esse casamento funcionar.

Isso quer dizer que o que se estuda em Administração são, principalmente, as habilidades profissionais que geram resultados. Para citar um exemplo, não basta conhecer teorias sobre as relações humanas nas organizações. O gestor deve ter um perfil de liderança para coordenar sua equipe com sucesso.

Daí as disciplinas práticas do curso, as quais incluem aulas em laboratórios de informática e projetos onde o estudante cria sua própria empresa. Essa vivência permite consolidar seu conhecimento das teorias e compreender a importância prática de cada departamento na organização.

Quer saber mais sobre o curso e a carreira na área? Faça o download do e-book!

Nova call-to-action