Por oferecer melhores condições para o pagamento das mensalidades ou até conceder bolsas, os programas de financiamento estudantil representam, para muitos, a chance de conquistar o sonhado diploma de graduação.

Atualmente, existem diferentes opções de crédito e bolsas parciais ou integrais que atendem à educação a distância. Está interessado em saber mais? Continue a leitura do post e conheça saiba quais são as melhores opções disponíveis!

pagar a faculdade

Como funciona o financiamento estudantil

O financiamento estudantil é uma modalidade de crédito direcionada a alunos que cursam ou desejam cursar o ensino superior. Cada programa possui regras próprias, mas o objetivo é sempre tornar mais fácil o pagamento das mensalidades do curso.

Por definição, o financiamento permite que o estudante tenha um prazo maior e parcelas mensais menores para quitar o suas despesas com a graduação. Mas há, também, programas de bolsas que concedem desconto parcial ou integral.

Conheça as melhores opções de financiamento

Um estudante que busca financiamento no país tem à sua disposição programas do governo, programas oferecidos por empresas privadas e, ainda, aqueles que são próprios da instituição de ensino. Veja só:

PROUNI - Programa Universidade para Todos

De iniciativa do governo, o PROUNI  é um programa que concede bolsas parciais (50%) ou integrais (100%) a alunos do ensino superior. A definição desse percentual é feita com base na renda familiar do candidato e está sujeita, também, à regras da instituição de ensino.

A Universidade Católica de Brasília, por exemplo, concede apenas bolsas integrais para o programa. O benefício é destinado a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou que tenham sido bolsistas integrais na rede particular.

PEU - Parcelamento Estudantil EBEC

O PEU é um da União Brasileira de Educação Católica. Destinado a cursos presenciais, seu propósito é permitir que o estudante só se preocupe com o pagamento das mensalidades após a conclusão do curso.

Por isso, o PEU permite que o aluno financie 50% do curso, pagando a outra metade sem juros, depois de ter se formado. O programa é destinado somente a graduandos da Universidade Católica de Brasília.

PRAVALER

O PRAVALER aparece como o maior programa de crédito universitário no país. O aluno começa a pagar o financiamento enquanto estuda e tem o dobro do tempo de duração do curso para quitar o serviço.

Calouros e veteranos da Universidade Católica de Brasília pode contratar o serviço e podem optar pela contratação semestral com 100% da mensalidade. O programa é válido tanto para cursos presenciais quanto para a educação a distância.

CredIES

O programa de crédito estudantil oferecido em parceria com a Fundacred permite que o estudante de curso presencial pague apenas por metade da mensalidade à Universidade.

O pagamento de restante do valor é feito por parcelas, direto à Fundacred, após a conclusão da graduação ou a partir do término do contrato firmado para o CredIES.

Bolsa Social da Universidade Católica de Brasília

O programa de Bolsas de Estudo Social é de caráter filantrópico e oferece o benefício para estudantes regularmente matriculados na Universidade. Pode ser tanto parcial (50%) quanto integral (100%), a depender da análise da renda familiar do candidato.

Como escolher e contratar um dos serviços

Antes de mais nada, é preciso acessar o site de cada um dos programas para conferir as regras e saber se você atende a elas. O passo seguinte é avaliar as opções de financiamento oferecidas e escolher qual delas é a melhor.

Para tanto, se as informações disponíveis nos sites não bastarem, você pode entrar em contato para sanar suas dúvidas e, também, conhecer o passo a passo para se candidatar ao benefício.

A Universidade também pode te ajudar com esse processo. É possível saber mais sobre os programas de financiamento estudantil pelo telefone (61) 3356-9058/9498 ou na sala F19 A/25.

Achou este post sobre financiamento estudantil útil? Então não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos nas redes sociais!

Conheça nossos cursos!

Tópicos: Graduação, Dicas, Financiamento