A gestão ambiental ganha destaque no Brasil e por esse motivo, é cada vez maior o número de estudantes que se interessam pelo curso de Engenharia Ambiental EAD ou de gestão ambiental. Junto com Gestão Ambiental, as áreas de Coordenação de Alimentos e Bebidas, Ensino Virtual, Segurança de Sistemas, Captação de Recursos para o Terceiro Setor e Atendimento ao Cliente são consideradas as mais promissoras deste século.

Mas você sabe exatamente o porquê do mercado da Gestão Ambiental ser altamente promissor? No artigo de hoje, você vai descobrir a resposta para essa e outras perguntas. Vamos explicar qual é o trabalho do gestor ambiental e quais os cursos que você pode fazer para se tornar um excelente profissional da área.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe a leitura!

gestão ambiental

O que faz um gestor ambiental?

O gestor ambiental é o profissional que se preocupa com o bom uso dos recursos naturais, trabalhando para reduzir os impactos ambientais provocados pelo próprio homem. Ele é como se fosse um administrador do meio ambiente, pois é de sua responsabilidade as decisões relacionadas à exploração dos recursos naturais e ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente.

Atualmente, muitas empresas associam suas marcas à sustentabilidade e o gestor ambiental é o profissional que vai ajudá-las a serem mais sustentáveis, mesmo que sua atividade não seja diretamente ligada ao setor.

Quem atua como gestor ambiental, trabalha em órgãos públicos, no terceiro setor e em empresas particulares. A seguir, você confere algumas responsabilidades desse profissional:

Recuperar áreas degradadas

O gestor ambiental investiga as áreas contaminadas ou desmatadas. Ele elabora relatórios sobre essas áreas e cria programas para a recuperação da biodiversidade. O profissional também pode criar um programa completo das atividades que poderão ser realizadas, coordenar e acompanhar a implementação de projetos de recuperação de áreas poluídas ou desmatadas.

Criar programas de educação ambiental

Outra atividade que cabe ao gestor ambiental é criar programas de educação ambiental. Essa atividade pode ser realizada nas escolas, nas empresas ou para a população em geral. Ele também pode elaborar material educativo e dar palestras em instituições de ensino ou em comunidades que precisam de informações sobre a preservação do meio ambiente.

Controlar e atualizar as licenças ambientais

Para uma empresa adquirir o certificado ISO 14.000, por exemplo, o processo de produção, emissão de poluentes e gerenciamento de resíduos precisa ser adequado de acordo com a legislação do país e com as normas estabelecidas pelo ISO. É o gestor ambiental que vai implementar essas mudanças na empresa.

Por que o mercado da gestão ambiental é promissor?

O mercado de trabalho para os gestores ambientais está em plena expansão. Cada vez mais as empresas se preocupam com a questão do meio ambiente e precisam de um profissional capacitado para cuidar do assunto. Como já dissemos no tópico acima, os gestores ambientais podem atuar em vários setores, e realizar atividades fiscalizando, analisando e minimizando o impacto das atividades.

Quem pode se tornar um gestor ambiental?

Para atuar como gestor ambiental você deve entender o que a engenharia ambiental faz. Uma das funções do engenheiro ambiental é atuar na fiscalização do meio ambiente e criar iniciativas que promovam sua preservação. Além dessa graduação, nas faculdades em Brasília, você encontra o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e o mais novo curso de Gestão Ambiental EAD.

Viu como o mercado para o gestor ambiental é promissor? Agora que você já sabe, que tal fazer um curso de Gestão Ambiental? Pense nisso, a Católica EAD tem excelentes cursos para você!

Gostou do nosso conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre os nossos cursos? Acesse o site!

INSCREVA-SE!

Tópicos: Gestão Ambiental