Governança de TI: o que são COBIT e ITIL?

Você sabe o que é COBIT? E ITIL? Tem interesse na governança de TI? Nós explicamos.

O que é governança de TI

O que é governança de TI

Governança de TI é um framework que garante o suporte da infraestrutura de uma organização. Sua utilização facilita o cumprimento dos objetivos e estratégias empresariais. Entre as diversas ferramentas neste mercado, as principais são o COBIT e o ITIL.

Por mais que se pense que eles são concorrentes, na verdade, acabam por ser complementares.

COBIT

COBIT

O COBIT é desenhado para auxiliar na auditoria de processos, práticas e controles de TI na empresa. Esta ferramenta se concentra na implementação, medição, fiscalização e melhoria dos controles dos processos de TI.

Voltado para a redução dos riscos com foco na segurança e confiabilidade, o COBIT, possui quatro domínios: aquisição e implementação, entrega e suporte, planejamento e organização, e monitoração.

Recomendado para otimizar os investimentos em TI, ele permite identificar os processos que possuem fragilidades e que podem impactar o departamento de forma negativa. Controle de objetivos, mapas de auditoria e ferramentas de implementação estão entre as bases utilizadas pelo sistema para garantir o negócio da empresa.

ITIL

ITIL

O ITIL é um conjunto de boas práticas para operações de gestão em serviços de TI e para o alinhamento deste departamento com os negócios da empresa. Esta ferramenta tem como enfoques principais o cliente e a qualidade.

Conhecido como biblioteca, o ITIL possui sete volumes que detalham todas as partes da TI relacionadas com a gestão de serviços, como as estruturas organizacionais. É uma estrutura flexível, que pode ser adaptada às necessidades de gestão de projetos empresariais. Sua implantação proporciona, entre outras coisas, o aumento na satisfação de usuários e clientes, maior controle da gestão e diminuição dos custos operacionais.

Semelhanças e diferenças

Semelhanças e diferenças

Os profissionais desta área costumam dizer que o COBIT diz “o que” e o ITIL explica “como”. Enquanto o primeiro se preocupa em orientar a melhoria dos processos de governança de TI, o segundo oferece informações de boas práticas para a gestão e execução dos processos.

Quando usados conjuntamente, garantem melhoria contínua nos processos e operações, maximizando a conquista de metas corporativas e solucionando problemas antes que afetem a empresa.

Um bom profissional desta área deve sempre procurar se desenvolver. Além das certificações nestes sistemas, é necessário cursar pós-graduações na área para que o sucesso profissional seja garantido.

Você ficou com alguma dúvida sobre o que são COBIT e ITIL? Comente!

 

Tópicos: Governança de TI

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes