Mudar de ideia na hora de escolher a profissão é uma situação absolutamente normal. Afinal de contas, quando jovens, temos interesse por vários campos, assuntos, possibilidades e isso se reflete também na escolha da profissão, ou área de desenvolvimento.

Mas a verdade é que algumas escolhas não podem esperar, afinal de contas, delas dependem o nosso futuro. Em meio a tantas opções de carreira, quem nunca se questionou se tem maior afinidade com humanas ou exatas?

Que tal conhecer melhor as características específicas de cada uma dessas áreas antes de se matricular em uma faculdade a distância no DF? A melhor forma de acabar com uma dúvida é conhecer os diferentes caminhos que você pode seguir. Tire suas duvidas antes de escolher.

humanas x exatas

Qual o perfil de um graduado em humanas e em que áreas ele pode atuar?

Como o próprio nome sugere, as Ciências Humanas buscam entender o ser humano, como também integrante de uma sociedade, analisando a maneira como ele se relaciona e também suas criações.

Independente da carreira, os profissionais dessa área compartilham de algumas características em comum: o gosto pela leitura e a admiração pelas diferentes manifestações de arte são algumas delas, além de uma incrível capacidade de questionar.

Para chegar ao seu objetivo, não há um único caminho, tampouco resultado, possível. Em síntese, ocorre a valorização daquilo que é subjetivo, ou seja, mediante um fato, cada pessoa tem a liberdade de fazer a sua interpretação.

Nesse contexto, algumas das principais carreiras nessa área são o Direito, a Comunicação, Filosofia, Letras e História.

Qual o perfil de um graduado em exatas e em que áreas ele pode atuar?

Se as ciências humanas abrem a possibilidade de que sejam dadas várias respostas a uma mesma questão, de acordo com a interpretação de cada um, o mesmo não vale para quem é de exatas. Ou não da mesma forma.

A missão do profissional de exatas é quantificar o seu objeto de estudo. Assim, para seguir carreira nessa área, gostar de matemática é um requisito obrigatório. Em todas as suas intervenções, ele sempre busca a precisão.

Além disso, o aluno da área de exatas adora um desafio. E não seria exagero dizer que, quanto mais complexo for o problema, maior a satisfação em chegar ao resultado.

Sabendo disso, nós destacamos as profissões ligadas à área de tecnologia da informação, Engenharia, Arquitetura, Física e Oceanografia, por exemplo.

Como escolher entre humanas ou exatas?

Para tomar essa decisão, você deve, primeiramente, levar em conta as suas preferências pessoais. Volte rapidamente no tempo: uma pista do melhor caminho para você pode ser dada pela sua matéria preferida na escola.

Também é recomendável que você pesquise informações sobre as profissões que considera atraentes. Em seguida, faça um exercício de imaginação e idealize como você se sairia em seu dia a dia.

Por fim, considere as opiniões de seus familiares, amigos e professores, com os quais você convive. Outra boa estratégia é recorrer aos tradicionais testes vocacionais.

Mais fácil do que escolher entre humanas ou exatas, é decidir a faculdade: venha descobrir porque nós estamos entre as melhores universidades de Brasília. Acesse o nosso site para mais informações sobre nossos cursos.

Conheça nossos cursos!

Tópicos: humanas, exatas