5 motivos para se convencer da importância do diploma para o mercado de trabalho

Você ainda tem dúvidas sobre a importância do diploma para o mercado de trabalho? Este post lista uma série de motivos para você refletir e entender definitivamente que investir em um curso superior é fundamental e deve ser encarado não apenas como um primeiro passo para decolar na carreira que você escolher, mas como uma iniciativa para ampliar as suas perspectivas, visão de mundo e turbinar seu potencial para fazer e acontecer naquilo a que quiser se dedicar.

Ainda tem dúvidas? Siga em frente e tire suas próprias conclusões!

Salários maiores

O primeiro motivo da lista é o mais pragmático, mas muito importante: no Brasil, uma pessoa com diploma universitário ganha até 2,5 vezes mais do alguém que concluiu apenas o Ensino Médio. As informações são do relatório Um Olhar para a Educação e integram a Síntese de Indicadores Sociais 2018 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final do ano passado. Então, você já sabe: quer batalhar pelos melhores salários? O diploma é importante.

Oportunidades

Em muitas empresas, o diploma universitário é pré-requisito para a contratação. Quer fazer concurso e seguir no serviço público? Para os melhores cargos, o curso superior também é exigido.

Networking

Ah, mas seu objetivo é empreender, tocar o próprio negócio? Saiba que grandes empreendedores precisam sempre pensar em uma boa rede de contatos e não há ambiente mais favorável para conhecer pessoas qualificadas e apaixonadas pelo que fazem do que na universidade e nos eventos proporcionados durante a vida universitária e decorrentes dela.

Conhecimento

Mais um ponto muito importante, inclusive para quem quer empreender e terá que pensar em como inovar no negócio para fazê-lo prosperar. Sem conhecimentos sobre o mercado, sobre metodologias e processos o profissional fica com uma séria desvantagem competitiva.

Postura crítica

Outro ponto fundamental a ser desenvolvido durante a experiência na universidade é a postura crítica que lhe ajudará na resolução de seus problemas de vida, não apenas daqueles relacionados aos estudos ou ao trabalho. Uma pessoa madura e com senso crítico acaba também fortalecendo sua vida social.

E agora? Já se convenceu da importância do diploma para o mercado de trabalho? E tem mais: é cada vez mais importante ir além e turbinar o currículo e as experiências com uma pós-graduação. Compartilhe conosco suas impressões sobre o diploma universitário nos comentários.

Tópicos: Graduação