Conheça 5 livros essenciais para Governança de TI

A Governança de TI é extremamente dinâmica e se reinventa muito rápido, exigindo constante atualização de seus profissionais. Uma boa maneira de adquirir mais conhecimento e de forma acessível é através da leitura de livros - principalmente aqueles que trazem benchmarks das práticas do mercado.

Por isso, selecionamos 5 livros essenciais para os gestores de TI. Ficou interessado? Confira!

1) O Verdadeiro Valor de TI, de Richard Hunter e George Westermann

O Verdadeiro Valor de TI

Livro de cabeceira dos profissionais de Governança de TI, essa obra se baseia em uma pesquisa realizada pelo MIT e pela Gartner sobre as práticas de executivos de classe mundial. Tão importante quanto fazer é comunicar o valor que a TI gera para o negócio. O livro resume bem o processo que tem transformado a percepção da TI, de gerador de custo a criador de valor.

2) Implantando a Governança de TI, de Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu

Implantando a Governança de TI

O livro destina-se a quem deseja conhecer as práticas de mercado, e apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada a vários ambientes organizacionais. Os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança, além de trazer alguns cases.

3) Engenharia de Software: uma abordagem profissional, de Roger S. Pressman

Engenharia de Software: uma abordagem profissional

Esse livro aborda todas as áreas da engenharia de software de forma bastante eficiente. Não à toa, há três décadas é considerado um dos mais abrangentes guias para qualquer desenvolvedor e para universitários da área de Ciências da Computação ou Sistemas de Informação. Roger S. Pressman, autor do livro, trata da gestão de projetos, arquitetura da informação, entre tantos outros tópicos. A última edição ainda enfoca a segurança de software e os desafios específicos para o desenvolvimento de aplicativos móveis.

4) T.I.: mudar e inovar, de Marcelo Gaspar, Thierry Gomez e outros

T.I.: mudar e inovar, de Marcelo Gaspar

Para quem busca conhecimentos práticos, este livro aborda boas práticas para solução dos problemas que surgem diariamente em um departamento de TI. Os conceitos de gerenciamento de serviços são facilitados com a história dos problemas profissionais e familiares de Jorge, um gerente de TI que contrata um consultor de TI para ajudá-lo nas mudanças que precisam ser feitas.

5) Steve Jobs: a biografia, de Walter Isaacson

Steve Jobs: a biografia

Qual Gestor de TI nunca se inspirou em Steve Jobs em algum momento da carreira? Por isso, a biografia do fundador da Apple é um livro que merece fazer parte da estante de todo profissional da área. O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos, narra a vida do inventivo e polêmico empresário, cuja paixão pela perfeição revolucionou diversas indústrias, como a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

 

Tópicos: Governança de TI

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes