leia

Por que o MBA é tão importante para gestores, coordenadores e empreendedores?

Por Alessandra Mello

Cada vez mais populares, os cursos de MBA podem impulsionar a carreira e fazer o profissional se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, principalmente para quem é gestor ou empreendedor. Descubra se o MBA é importante para a sua carreira:

O que é MBA?

O que é MBA?

As exigências tão amplas do mercado de trabalho estão fazendo profissionais de áreas diversas convergirem para as mesmas salas de aula em cursos de MBA. Mas você sabe o que essa sigla quer dizer?

MBA significa Master of Business Administration – ou seja, Mestre em Administração de Negócios. No Brasil, o MBA é uma pós-graduação lato sensu, com o objetivo principal de ensinar o estudante a olhar a sua área de atuação como um negócio.

Os tipos mais populares de MBA são em Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Contabilidade. Pode-se dizer que esse é um curso direcionado para quem está há mais tempo no mercado de trabalho e quer chegar a cargos de liderança.

O MBA é para mim?

O MBA é para mim?

Um MBA é muito útil, mas nem todos precisam seguir essa rota. Hoje, há dois caminhos possíveis na carreira: de liderança ou de especialista.

Como especialista, é possível crescer sem enfocar a gestão e ganhando ótimos salários, às vezes maiores do que o do próprio gerente. Mas você é gestor e quer valorizar “seu passe” no mercado? Para quem quer chegar ao topo das empresas, não há dúvidas que um MBA é a primeira opção.

No entanto, um MBA não deve ser feito simplesmente pelo modismo, e seu retorno profissional deve ser avaliado criteriosamente. Consultores de carreira costumam recomendá-lo para quem já possui experiência no mercado e almeja um cargo gerencial, isso se já não o ocupa.

O principal ponto que o MBA viabiliza é a troca de experiências: o ideal é que a experiência na empresa seja levada para o curso e sirva como estudo de caso; e que, simultaneamente, os conceitos debatidos no MBA sejam levados para o mercado.

Antes de optar pelo curso, consulte colegas e chefes para saber se esta escolha está de fato relacionada a uma demanda do mercado de trabalho. e não deixe de levar em conta seus objetivos de carreira e até mesmo pessoais. Afinal, fazer uma pós-graduação é importante, mas saber por que você está estudando é ainda mais.

Ainda em dúvida se o melhor pra você é um curso de especialização ou de MBA? Saiba mais aqui.

 

Tags: Pós-Graduação, MBA

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!