MBA ou pós-graduação, o que é melhor para minha carreira?

Em um mercado cada vez mais acirrado, ter um curso superior não é mais um diferencial. Agora, o pré-requisito mínimo para o sucesso profissional é ter uma pós-graduação. Mas, na hora dar um upgrade na carreira, surge a dúvida: fazer um curso de MBA ou especialização? Afinal, qual deles é a melhor forma de aprimorar suas habilidades e competências? Acompanhe este artigo e descubra!

Diferenças entre MBA e pós-graduação

Em primeiro lugar, você precisa conhecer as diferenças entre os cursos de MBA e pós-graduação, para então identificar qual deles melhor atende às suas expectativas profissionais. E atenção: todo MBA é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é MBA. Entenda:

Pós-graduação

A pós-graduação abrange todos os cursos que vêm depois da graduação e pode ser de dois tipos: lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). O primeiro consiste no aperfeiçoamento do profissional em uma área específica do conhecimento e foca o mercado de trabalho. Já o segundo aborda o aspecto acadêmico das áreas profissionais, sendo indicado para aqueles que desejam seguir as carreiras de pesquisador ou professor universitário.

MBA

MBA, por sua vez, significa Master in Business Administration (Mestre em Negócios e Administração). Embora tenha a palavra mestre no nome, não é um mestrado. Na verdade, o MBA é uma pós-graduação lato sensu voltada especialmente para a área de administração, com ênfase em negócios e gestão. É recomendado tanto para gestores em fase de formação quanto para aqueles com a carreira já consolidada.

O que ponderar na hora de escolher uma pós-graduação

Para fazer a melhor escolha para o seu futuro, você precisa ponderar entre as diferenças e semelhanças entre os cursos de especialização e MBA. Algumas dos fatores mais importantes para sua decisão são sua satisfação atual com o rumo da sua carreira profissional, sua relação com o meio acadêmico, o valor que você deseja investir e o tipo de compromisso (curto ou longo) que você deseja firmar com os estudos.

Para te auxiliar, separamos algumas perguntas que você precisa responder antes de decidir por uma opção.

Quer mudar de área dentro da sua profissão? Ou expandir o conhecimento para mudar de setor no seu trabalho atual? Está procurando emprego no seu campo e quer fazer um networking enquanto se atualiza? Uma especialização é uma excelente alternativa.

Já trabalha com negócios e almeja crescer na empresa? Atua em uma área técnica, já tem experiência, mas quer ampliar o conhecimento para ser transferido para a área de gestão? Deseja ser empreendedor e abrir seu próprio negócio? MBA é a solução.

Independente da sua escolha, saiba que as pesquisas mostram que reajustes salariais de profissionais pós-graduados chegam a ser três vezes maiores que os reajustes dos profissionais graduados. Para você ver como investir no seu conhecimento tem retorno garantido!

Agora que você conhece as diferenças entre MBA e pós-graduação e já pode identificar o melhor caminho a seguir, que tal aproveitar para conhecer os cursos de pós-graduação da Católica EAD? Não perca mais tempo para dar o salto de que precisa para se destacar em meio à concorrência!

Tirou suas dúvidas? Conta para a gente que tipo de pós-graduação – especialização ou MBA – mais atende às suas expectativas profissionais.

Tópicos: Pós-Graduação