Qual o melhor momento para começar uma Pós-graduação?

Após terminar a graduação, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os próximos passos a seguir. Afinal, qual é o melhor momento para começar uma Pós-Graduação?

Bem, em momentos como este, nada como uma mão amiga para te orientar, não é mesmo? No texto de hoje, vamos compartilhar algumas dicas para que você decida se este é o momento ideal para você começar a Pós-Graduação. Vamos lá?

Quando começar?

A decisão sobre quando começar uma Pós-Graduação está diretamente relacionada aos objetivos profissionais que você desenhou para a sua vida. A Pós-Graduação pode ser logo após a graduação ou depois de alguns anos no mercado de trabalho, além de ser uma opção para novos rumos para sua carreira.

Antes de definir o melhor momento para começar uma Pós-Graduação, é fundamental analisar suas metas e sonhos profissionais. Além disso, é preciso identificar o tipo de curso mais adequado para seus planos. Veja:

Mestrado/doutorado

Caso seu desejo seja trabalhar como pesquisador e seguir a área acadêmica, você pode iniciar a especialização assim que terminar a graduação. Neste caso, você deve optar por cursos stricto sensu, como mestrados e doutorados.

Ao começar rapidamente uma Pós-Graduação, você aproveita que está acostumado com o ritmo de leituras e estudos. Também tem a vantagem de, em geral, estar com mais disposição e tempo livre para se dedicar, por estar em início de carreira.

MBA/mestrado profissional

O MBA é uma boa sugestão, se o seu objetivo é adquirir mais conhecimento para crescer na carreira e ocupar cargos gerenciais. O curso é essencialmente prático e discute muitos cases do dia-a-dia das empresas. Para aproveitar melhor, o ideal é que você tenha alguma experiência na área antes, algo entre 3 e 5 anos.

Depois do MBA, caso você deseje dar aulas em universidades, você pode procurar um mestrado profissional. Este curso possui uma parte teórica mais densa, mas também é voltado para a área profissional.

Pós-graduação à distância

As universidades à distância também disponibilizam Pós-Graduações em diversas áreas do conhecimento. Os cursos são reconhecidos pelo MEC e possuem a mesma qualidade dos cursos presenciais. Em muitos casos, é superior.

Essa modalidade costuma ser mais acessível e mais em conta. Basta possuir um computador com internet. Para quem deseja flexibilidade de horários e networking, é o modelo ideal. No entanto, por ser à distância, o aluno da Pós-Graduação precisa ser disciplinado para cumprir todas as exigências do curso e obter a certificação. Então tome muito cuidado, viu?

Se você estiver com alguma dúvida sobre qual é a melhor Pós-Graduação para você, fale conosco. A Católica EAD possui os melhores cursos de Pós-Graduação para que você se destaque no mercado. Conte conosco para te ajudar a construir seu futuro.

Tópicos: Pós-Graduação