leia

O que é pós-graduação ead e quais os benefícios para sua carreira

Por Alessandra Mello

Nos dias de hoje, investir em qualificação tornou-se uma necessidade básica para profissionais de todas as áreas. Em um mercado cada vez mais concorrido, possuir um diploma universitário já não é mais diferencial.

Por outro lado, voltar à uma sala de aula convencional nem sempre é uma possibilidade. O excesso de compromissos na agenda impede uma rotina fixa de estudos.

Como retomar os estudos em meio a um dia a dia tão corrido? A pós-graduação EAD vem ao encontro dessa necessidade. No post de hoje, vamos explicar como eles podem impulsionar a sua carreira, seja ela qual for.

pós

Quais os tipos de pós-graduação existentes?

Pós-graduação são todos os cursos destinados a quem já concluiu a graduação. No Brasil, existem duas modalidades regulamentadas: os programas Stricto Sensu são a opção ideal para quem deseja seguir carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa e docência, incluindo-se aí a oferta de Mestrado e Doutorado.

Já os cursos Lato Sensu compreendem as residências e especializações, como os MBA (Master Business Administration), estruturados para qualificar os profissionais que buscam adquirir conhecimentos específicos sobre a sua área de atuação.

Várias carreiras oferecem ao profissional a possibilidade de se especializar em uma determinada área. Depois de uma formação generalista na graduação, você terá a oportunidade de se dedicar às atividades com as quais realmente possui afinidade.

E qual a dinâmica dos cursos EAD?

Como o próprio nome sugere, os cursos a distância partem do princípio que professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente para que ocorra a dinâmica de ensino-aprendizagem.

Em tempos e lugares diferentes, estudantes e mestres podem publicar e ter acesso aos conteúdos, bem como interagir uns com os outros. A possibilidade de uma rotina de estudos flexível, é, sem dúvida, um dos principais atrativos dessa modalidade.

Entretanto, isso não significa que o caminho será mais fácil: é preciso desfazer um dos maiores mitos que cerca um curso on-line. Exatamente como na educação presencial, o aluno é submetido a avaliações, tem a frequência e o desempenho monitorados.

Por que fazer uma pós-graduação EAD?

De acordo com determinação do MEC, cursos de pós-graduação a distância só podem ser oferecidos por instituições que estejam previamente cadastradas para essa modalidade. Para obter autorização, elas são submetidas a um rigoroso processo.

No que diz respeito à aceitação do mercado, este vê a realização de uma pós-graduação a distância como a comprovação de que o profissional é capaz de se autogerenciar, uma competência bastante requisitada atualmente. Mesmo porque essa pode ser uma ótima opção para executivos que viajam muito e não têm tempo para frequentar o ensino presencial.

Ademais, ferramentas on-line também vêm sendo utilizadas pelas empresas para ministrar treinamentos internos. A tecnologia permite, por exemplo, realizar uma videoconferência com o CEO que está na sede da multinacional.

Qualquer que seja a sua motivação, esperamos que você tenha percebido o quão importante é a busca pelo conhecimento. Acesse o nosso site, conheça o nosso portfólio de pós-graduação EAD e escolha o curso mais adequado ao seu perfil profissional. Ao matricular-se, você estará dando um upgrade importante em sua carreira!

CLIQUE AQUI E BAIXE O SEU E-BOOK!