Qual é o objetivo da Filosofia e para quê estudá-la

Em um mundo cada vez mais apressado e superficial, no qual, tantas vezes nos perdemos de um link para outro, entre leituras breves, interrompidas pelas mensagens que chegam pelas redes sociais, você, que parou para ler este texto, deve estar se perguntando: para que serve estudar Filosofia? Qual é o objetivo da Filosofia? Parece uma carreira muito abstrata para você? Nada mais necessário do que pensar nos tempos de hoje. Confira:

A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. É a chance de estudar com profundidade, ler sobre a essência do homem e a formação das sociedades. Essa é uma área do conhecimento que ajuda a entender o mundo, a fazer análises, a refletir sobre as nossas questões. É para isso que serve o estudo da Filosofia, para termos compreensão de quem somos, como agimos e para onde vamos enquanto indivíduos e grupos.

O objetivo da Filosofia, o material para reflexão, está em todos os lugares: nos livros, nos jornais, nos programas de televisão, nas conversas que se ouvem nas ruas, na mesa do café da manhã, em casa. A gente pode refletir o tempo todo sobre como pensam as pessoas e a sociedade.

Com o diploma na mão, você pode trabalhar como pesquisador, palestrante, professor, crítico literário e escritor.

Esqueça aquela velha opinião formada sobre tudo

Quer mais? Estudar Filosofia é abrir a mente e abolir as certezas. Deixar de lado “aquela velha opinião formada sobre tudo”, cantada por Raul Seixas no clássico Metamorfose Ambulante. Ou passar a pensar como Sócrates, filósofo grego nascido em Atenas, que, um dia, disse: “Só sei que nada sei”.

Pode parecer esquisito? Por ora, pode até ser, mas a gente garante: uma vez aluno do nosso curso de Filosofia, pleno de conhecimento, você vai se sentir feliz por ser capaz de refletir assim.

Compreende agora o objetivo da Filosofia? Percebe como não é uma carreira tão abstrata como muita gente pensa? Pensar e refletir sobre o nosso mundo complexo, veloz e ambíguo não é tarefa fácil, e é preciso ser um profissional preparado para filosofar com qualidade. Você se anima?

Tópicos: Filosofia