Conheça a origem da Filosofia

Antes de surgir uma consciência racional e filosófica na humanidade, homens e mulheres acreditavam em explicações mitológica para a realidade. Essa mudança de pensamento não aconteceu do dia para a noite. Foi um longo processo, que ainda gera muitas dúvidas sobre a origem da Filosofia. A seguir, vamos te explicar como tudo começou.

A origem da Filosofia

1-a-origem-da-filosofia

Essa intensa mudança de pensamento começou na Grécia Antiga, entre o final do século VII a.C. e o século VI a.C., com os filósofos que antecederam Sócrates, os chamados pré-socráticos. Foi quando a humanidade começou a questionar e refletir sobre a origem e o funcionamento do universo, da vida, e a buscar explicações racionais para tudo. 

Assim começou a famosa busca pelo saber. Tanto é que a palavra Filosofia, cuja origem é atribuída a Pitágoras, é a junção de “philo” (amizade ou amor fraterno) e “sophia” (sabedoria). Ou seja, a palavra, em seu sentido literal, significa amor pelo saber.

A origem da filosofia está na cidade de Mileto, com o pensador Tales, matemático e físico que ficou conhecido como o iniciador do pensamento filosófico. Ele se preocupava com as questões relacionadas à fonte originária do mundo e propôs que a água seria o elemento originador de todas as coisas. Ao pensar nisso, ele inaugurou uma nova forma de explicar as coisas sem envolver narrações fantásticas de deuses. 

A partir do momento em que se começou a praticar a filosofia, a Grécia também testemunhava o surgimento dos sofistas. Eles eram professores itinerantes que ensinavam jovens sobre a arte da oratória. Esses pensadores propunham uma crítica sobre as tradições do Estado, da religião e defendiam a democracia. Além disso, eles não acreditavam em verdades absolutas, inviáveis em face da variedade de visões sobre as coisas e o mundo. 

Foi apenas no final do século V a.C. que Sócrates surgiu e deu novos rumos à área. A forma como ele entendia a filosofia e se esforçava para compreender o ser humano foi uma inovação em comparação aos outros filósofos, como Tales e Pitágoras, que concentravam seus pensamentos na origem do universo e na natureza.  

Aprofunde seus conhecimentos

2-aprofunde-seus-conhecimentos

Tem interesse em saber mais sobre a origem da Filosofia? A graduação na área permite que você entenda tudo sobre essa parcela do conhecimento. A grade curricular envolve matérias como História da Filosofia Antiga e Medieval, Problemas Filosóficos, Filosofia Política e Filosofia da Religião. 

O curso a distância oferecido pela Católica EAD permite que você estude onde e quando quiser, sobre a origem da filosofia e muitos outros assuntos, com a facilidade de ir além do conteúdos das aulas pela plataforma da instituição em poucos cliques. Ao final do curso, você conquista o diploma e pode atuar como pesquisador, autor de livros didáticos, palestrante e muito mais.

Tópicos: Filosofia

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes