Entenda o papel do gestor escolar no desenvolvimento do ensino

Muitas tarefas burocráticas e pouco tempo para questões pedagógicas: essa é a realidade do gestor escolar no Brasil. Hoje, a maioria desses profissionais passa boa parte do dia supervisionando o fornecimento do material pedagógico, gerenciando e avaliando as condições das salas de aula, atendendo pais, entre outras coisas. Mas o papel do gestor escolar vai muito além disso: é ele o responsável pelo desenvolvimento do ensino.  Entenda um pouco melhor a importância desse profissional:

Papel pedagógico do gestor escolar

Esse profissional é responsável pela qualidade do ensino. Por isso, cabe a ele elaborar o Projeto Político Pedagógico (PPP) e facilitar a construção do currículo escolar. O gestor escolar deve promover parcerias entre a equipe de educadores, funcionários da escola e até mesmo as famílias no processo de construção do plano de ensino.

Também precisa avaliar a aprendizagem dos alunos para conseguir identificar erros e reorientar a prática de acordo com as necessidades de cada aluno. É importante que o profissional conheça a realidade da sala de aula para fornecer as ferramentas necessárias para que todos os membros da equipe possam ajudar nesse processo.

Papel administrativo do gestor escolar

1-papel-administrativo-do-gestor-escolar

O gestor escolar também é responsável pela distribuição dos recursos da escola. Ele deve administrar a documentação institucional, os materiais pedagógicos e a estrutura física, o que inclui a manutenção de equipamentos, a organização de objetos e espaços do patrimônio escolar. Além disso, é ele quem estabelece as regras e funções de cada funcionário dentro da instituição.

Papel comunitário do gestor escolar

Também é papel do gestor escolar prestar contas à comunidade, atender os pais quando necessário e incentivar a participação das famílias. Cabe a ele implementar iniciativas que envolvam a comunidade, além de realizar ações que promovam o diálogo entre agentes externos e internos para ampliar o aprendizado e a visão de mundo dos alunos.

Formação profissional

A formação continuada é uma ótima forma de o gestor escolar entender seu papel, para que possa fazer uma boa administração, além de garantir sua ascensão profissional e reconhecimento no mercado de trabalho. No MBA em Planejamento e Gestão Educacional oferecido pela Católica EAD, por exemplo, é possível desenvolver também uma visão estratégica e empreendedora que pode ser usada no ambiente escolar.

Ao incluir inovação, tecnologia, legislação e marketing aplicados à educação na grade curricular, a Católica EAD permite que os estudantes saiam do curso  preparados para elaborar projetos pedagógicos alinhados com as diretrizes curriculares a partir de uma visão interdisciplinar, cidadã e autônoma.

E aí, achou interessante o papel do gestor escolar no desenvolvimento do ensino? Quer entender melhor a carreira e os cursos? Saiba mais no site da Católica EAD

Tópicos: Gestão de Turismo