leia

Qual é o papel do Psicopedagogo Clínico?

Por Alessandra Mello

A Psicopedagogia é uma composição de dois saberes - a Psicologia e a Pedagogia. Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana.

Além do Psicopedagogo Institucional, que dá assistência a professores e outros profissionais da instituição escolar, há também o Psicopedagogo Clínico, profissional licenciado, preparado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem.

O Psicopedagogo Clínico atua como um facilitador da aprendizagem prazerosa, orientando e ensinando a estudar. Ele trabalha em consultório, no diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na prevenção de problemas de aprendizagem.

O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente. Para isso, antes de iniciar o processo com o cliente, realiza-se uma entrevista com os pais para esclarecimento e orientação. Com o paciente, é feito o diagnóstico psicopedagógico para descobrir quais áreas devem ser trabalhadas.

Quando há necessidade de encaminhamento, o Psicopedagogo pode trabalhar em parceria com outros profissionais, como pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, dentre outros. Ele atua de forma integral, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas e orientando pais e professores.

Entre suas principais funções estão:

  • Identificação das causas dos problemas de aprendizagem;
  • Participação na dinâmica das relações da comunidade educativa;
  • Orientação educacional, vocacional e ocupacional;
  • Desenvolvimento de projetos socioeducativos e de autoconhecimento;
  • Desenvolvimento de ações preventivas, detectando possíveis perturbações no processo de ensino- aprendizagem.

O curso de Psicopedagogia Clínica e Empresarial - recomendado para profissionais que atuam como professores, psicólogos ou administradores de conflito em qualquer empresa - estuda os padrões normais e patológicos, levando em consideração a influência do meio em que o sujeito vive.

Para se preparar para desenvolver ações práticas de incentivo individual e coletivo, o aluno tem a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais na sala de aula, mas com uma metodologia de ensino voltada para a a prática. A pós-graduação permite ainda uma atuação em variados ambientes acadêmicos, além de empresas, órgãos do governo e hospitais.

Outra opção é a consultoria, onde o especialista adquire autonomia e flexibilidade no trabalho. As oportunidades são amplas e, consequentemente, a demanda por profissionais preparados também tende a crescer.

 

Tags: Pós-Graduação, Psicopedagogia Clínica e Empresarial

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!