Quando o Ensino Médio vai chegando ao fim, a ansiedade toma conta dos estudantes. É uma época de transformações e uma pergunta não sai da cabeça: que caminho trilhar após a saída da escola?

O sonho de muitos pais é ver os filhos ingressando na faculdade para conseguir bons empregos e estabilidade financeira no futuro, assim como os estudantes também sonham em seguir uma profissão a partir da graduação. Mas, afinal, qual é a importância do ensino superior para o sucesso de um profissional?

ensino superior ucb

Ensino superior oferece melhor rendimento

Pensando sob o ponto de vista financeiro, cursar o ensino superior é um diferencial no ganho salarial dos profissionais no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013 revelou que profissionais com diploma têm salário 219% maior que trabalhadores sem graduação – em 2011, o profissional sem ensino superior recebia, em média, R$ 1,2 mil por mês, enquanto o trabalhador graduado tinha salário de cerca de R$ 4,1 mil.

O estudo demonstrou ainda que cresceu o interesse das empresas por funcionários com ensino superior. Assim, para quem busca competitividade no mercado de trabalho aliada a um salário maior, a graduação é uma boa alternativa, seja em cursos de tecnologia, bacharelado ou licenciatura.

A procura por profissionais com ensino superior é ainda maior em tempos de crise econômica, como o vivido atualmente no Brasil. Em um período em que o desemprego atinge várias pessoas, ter uma graduação é estar um passo à frente na corrida por uma colocação profissional.

A importância do ensino superior para o crescimento profissional e pessoal

Como não poderia deixar de ser, o conhecimento especializado adquirido em um curso de ensino superior é um diferencial, tanto para o crescimento profissional, como para o pessoal. As aulas permitem que o estudante tenha as habilidades necessárias para atuar na profissão desejada, enquanto a interação com outros estudantes e professores possibilita a troca de ideias e novas amizades.

Além disso, o diploma é fundamental para quem pretende trabalhar no serviço público, já que é pré-requisito para a inscrição em diversos cargos neste setor. O diploma também é uma exigência em cursos de pós-graduação, que qualificam o currículo, aprimoram as atividades do profissional e o tornam ainda mais competitivo em sua área de atuação.

Educação a distância também é opção

Às vezes, o sonho de ingressar em um curso de ensino superior esbarra em alguns desafios, como a necessidade de trabalhar, por exemplo, após o término do ensino médio. Neste sentido, as faculdades a distância no DF são uma alternativa para não deixar de estudar.

Hoje, essa modalidade de ensino é tão aceita quanto a presencial, tanto é que o diploma tem o mesmo valor. A principal diferença é que aluno e professor não precisam estar na mesma hora e local para que a aula aconteça. Em vez disso, as aulas são ministradas a partir de recursos tecnológicos que, como nos cursos presenciais, permitem que o aluno adquira conhecimento, faça atividades e tire dúvidas.

Existem diversas opções de faculdade a distância no DF, que atendem tanto a estudantes daqui como de outros lugares do país, como a Universidade Católica de Brasília.

Decidido a ingressar no ensino superior? Então aproveite para aprender a escolher seu curso e não se arrepender depois!

Conheça nossos cursos!