leia

Preço ou valor? O que você deve esperar de uma boa universidade?

Por Alessandra Mello

A primeira pergunta que um estudante faz quando compara o preço de uma pós-graduação entre instituições que oferecem o mesmo curso é: quanto custa uma faculdade? O questionamento é compreensível, afinal, espera-se do ensino superior um investimento para toda a vida. Mas será que o preço é tudo quando falamos em educação?

O conceito de preço difere do conceito de valor, e isso fica ainda mais evidente quando pensamos em instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Saiba mais como diferenciar essas duas palavrinhas e não se impressione mais pelas grandes “promoções” que rodeiam os cursos universitários!

Quanto vale uma boa faculdade?

Quanto vale o seu futuro? Quanto vale a satisfação pessoal e profissional que você terá daqui a alguns anos? Provavelmente, você não sabe mensurar isso, e o mesmo acontece com o valor de uma boa faculdade.

Calma, não é conversa fiada. A verdade é que deve haver sim um bom custo benefício entre o que uma instituição cobra e o que ela te dá como retorno, mas o que queremos dizer é que isso não é tudo. Uma boa faculdade é identificada não pelo custo — alto ou baixo — de suas mensalidades, mas principalmente pelas condições pedagógicas, qualidade de ensino e credibilidade no mercado transferidas ao estudante.

O valor de uma faculdade pode ser identificado pelos seguintes itens:

Reconhecimento do mercado

O reconhecimento do mercado é o quanto empresas e contratantes valorizam o profissional egresso daquela instituição. O quanto eles estariam dispostos a pagar mais por alguém formado pela faculdade A e não B?

É difícil mensurar isso, mas você pode tentar entender essa variável conversando com alunos e ex-alunos e verificando quantos profissionais de renome na área de interesse foram formados na instituição que você pretende cursar.

Qualidade do ensino

A qualidade de ensino é um misto de uma boa estrutura física e pedagógica, um corpo docente qualificado e uma grade curricular atualizada. Todas essas informações são fáceis de encontrar nos sites das faculdade de graduação e pós-graduação.

Além disso, é possível buscar no site do E-MEC, do Ministério da Educação, os indicadores de qualidade da instituição, como o desempenho de seus egressos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Custo benefício do curso escolhido

Por fim, uma faculdade deve oferecer um bom custo benefício entre o valor de sua mensalidade e o retorno financeiro dado ao formado. Assim, o  preço justo de uma pós-graduação deve ser calculado com base no acréscimo de salário que a especialização promoverá ao profissional.

Dois a três anos para retorno do investimento feito é um bom tempo para considerar que o preço da pós-graduação é válido.

Depois de analisar tudo isso, considere também a modalidade de ensino oferecida. Cursos de pós-graduação EAD em Brasília podem oferecer um custo-benefício melhor, quando comparados com cursos presenciais, garantindo a mesma qualidade de ensino. Realize sua pesquisa, compare e faça uma boa escolha!

Mesmo depois deste post você continua preocupado com quanto custa uma boa faculdade? Aproveite e faça o download do e-book Ginástica financeira: enxugue suas contas e abra espaço para a pós-graduação dos sonhos!

Acesse nosso site!