Quais as principais carreiras de exatas?

Você é ligado em tecnologia e inovação, tem raciocínio lógico e adora solucionar desafios? Então é provável que você se dê muito bem na área de Ciências Exatas, que vem sendo aplicada desde a antiguidade para resolver problemas, testar hipóteses e propor soluções, tendo a matemática, a física e a química como elementos fundamentais de seus estudos. Se essa é a sua praia, que tal conferir esta lista com as principais carreiras de exatas e começar a pensar no vestibular?

Astronomia

Ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em microondas).

Ciência da Computação

Estuda o desenvolvimento de sistemas para as múltiplas plataformas e a construção de soluções computacionais para questões da sociedade. O profissional analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação para resolver problemas reais. Modelagem de bancos de dados, desenvolvimento e implementação de projetos de software, e proposta de soluções computacionais eficientes e econômicas são algumas de suas atividades. Aqui, o profissional precisa ser craque em programação.

Engenharia da computação

O conjunto de conhecimentos usados no desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software.

Estatística

Estatistica

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições, para então organizar, analisar e interpretar os resultados. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria, recenseamento populacional e pesquisa eleitoral.

Física

É o estudo da relação entre a matéria e a energia, de suas propriedades e das leis que regem sua interação. O bacharel analisa corpos e fenômenos físicos em todas as escalas – de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Além da pesquisa pura, aplica as leis do mundo físico à solução de questões práticas e cotidianas. Pode especializar-se em áreas como acústica, plasma, astrofísica, física nuclear e desenvolvimento de materiais.

Matemática

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência. Além disso, elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia.

Nanotecnologia

É uma prática tecnológica que projeta, manipula, controla, desenvolve e fabrica produtos e processos em uma escala muito reduzida. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro. Para você ter ideia, é nesta escala que são medidos átomos e moléculas. Diversas indústrias são beneficiadas pela nanotecnologia, como a automobilística, aeronáutica, eletrônica, de comunicação, química, farmacêutica, biomédica, alimentícia e de energia.

Química

Estuda a composição da matéria, assim como suas propriedades, transformações e combinações. O profissional graduado na área atua basicamente em laboratórios, na realização de experimentos e análises químicas, mas também pode trabalhar no segmento de ensino, da indústria e em várias outras áreas.

Sistemas de Informação

O curso habilita o profissional para administrar o fluxo de informações que circulam dentro e fora das organizações, desenvolver o processamento, os sistemas de armazenamento e recuperação de dados, e também disponibilizar os materiais, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Não demanda conhecimento avançado de hardware ou programação.

Viu como as carreiras de exatas são bastante diversificadas? Alguma despertou o seu interesse? Continue acompanhando nossas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas incríveis sobre cursos, vestibular e mercado de trabalho.

Tópicos: Ciências exatas