Profissões do futuro: Especialista em Supply Chain

Você sabe o que faz um especialista em Supply Chain? Sabe por que esta é considerada uma das profissões do futuro?

Supply Chain

Supply Chain

Supply chain é uma expressão em inglês que significa Cadeia de suprimentos. Trata-se da negociação entre empresas com o objetivo de aprimorar produtos e serviços, bem como sua entrega aos clientes finais.

O especialista nesta atividade realiza o gerenciamento de todos os processos e fluxos de informações envolvidos. Com uma visão do todo e da forma como cada etapa se relaciona, ele faz o planejamento e o controle rigoroso de todos os elos, desde o fornecedor de matéria prima até a entrega do produto ao consumidor.

Por mais que a logística faça parte do Supply chain, elas são atividades distintas. Enquanto a logística cuida da operação e movimentação de cargas, a cadeia de suprimentos tem relação com todas as instituições que a compõem, como clientes, fornecedores e transportadoras.

Benefícios

Benefícios

Grande parte das profissões do futuro gira em torno das necessidades dos clientes. Com o Supply chain, não é diferente. A gestão dos processos da cadeia logística pode se dar de várias maneiras, dependendo do tamanho da empresa, do produto e do modelo de negócio.

Quando a empresa estabelece uma gestão eficaz de sua cadeia de suprimentos, os benefícios são sentidos em todas as áreas. Entre os principais estão:

Redução de estoques - A manutenção de produtos em estoque custa caro para as empresas. Uma boa gestão conta com um planejamento de produção que garante a entrega dos produtos aos clientes no prazo estabelecido, sem excesso ou falta.

Custos operacionais - Com os estoques devidamente controlados, a perda de produtos se reduz significativamente, uma vez que o risco de encalhar ou passar do prazo de validade passa a ser quase nulo.

Redução de fornecedores - É mais fácil gerenciar e avaliar o desempenho dos fornecedores parceiros quando seu número é limitado. Essa medida ainda contribui para tornar estas atividades integradas às necessidades da companhia.

Preparação

Preparação

O primeiro passo para você que quer se tornar especialista nesta, que é uma das profissões do futuro, é ter uma boa formação. Cursos como administração ou ciências econômicas, da Universidade Católica de Brasília, lhe darão conhecimentos para ter sucesso na área. Conheça mais sobre a universidade e o que ela pode te oferecer clicando aqui!

 

Tópicos: Administração, Ciências Econômicas

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes