leia

Profissões do futuro: Gestor de treinamento de varejo

Por Alessandra Mello

O cenário econômico atual é muito desafiador para o varejista, que lida com a crescente pressão sobre seus custos e precisa sempre se reinventar para atrair novos clientes e ampliar o volume de vendas.

Para melhorar os resultados dos negócios, é essencial treinar equipes constantemente. Vendedores bem capacitados conseguem ter influência direta sobre a decisão de compra dos clientes e podem fazer toda a diferença no processo de venda.

O profissional responsável por isso é o Gestor de Treinamento de Varejo. Quer saber mais sobre uma das principais profissões do futuro? Confira!

O que é treinamento de varejo?

O que é treinamento de varejo?

Até mesmo os melhores e mais experientes vendedores precisam aprimorar constantemente suas habilidades através de treinamentos consistentes de vendas.

O treinamento de varejo tem o objetivo de melhorar equipes e promover maior produtividade no trabalho. Com ele, profissionais bem treinados conseguem:

  • Oferecer atendimento padronizado, de acordo com os valores e a missão do negócio;
  • Identificar e aproveitar oportunidades de venda;
  • Influenciar positivamente os clientes.

Tais capacitações evitam a alta rotatividade nas empresas e fazem com que os colaboradores cresçam profissionalmente.

Entre os tipos de treinamento que ajudam os colaboradores a adquirirem mais conhecimento e aprimorar habilidades e resultados estão o atendimento ao cliente, o treinamento comportamental e o conhecimento de produtos.

Não há uma recomendação de duração ideal para os treinamentos de varejo, já que uma capacitação eficaz pode durar tanto um dia quanto uma hora. Tudo dependerá do tema e da forma de transmissão do conteúdo.

O Gestor de Varejo

O Gestor de Varejo

Entre as principais carreiras no segmento de Gestão e Administração, o Gestor de Treinamento de Varejo é um dos profissionais mais estimados na administração de equipes.

Como líder, o gestor varejista tem a missão de estimular a cultura profissional e a competência interpessoal de sua equipe. Mais do que um gerente comum, esse profissional tem habilidades para gerenciar treinamentos, seminários e palestras, e atua como facilitador do trabalho no dia a dia.

Hoje, os principais desafios do gestor de varejo são manter equipes bem preparadas para lidar com otimização de custos e em formatos mais compactos, além de alocar recursos de forma mais inteligente.

Não à toa, o gestor de treinamento de varejo é considerado uma peça chave na empresa ou loja interessada em ampliar o conhecimento de técnicas de vendas e de atendimento ao público.

Tendo formação adequada os profissionais dessa área podem se tornar altamente disputados no mercado varejista e negociar excelentes salários.

Para se preparar para ser um Gestor de Treinamento de Varejo de destaque no mercado varejista, aposte em uma excelente faculdade de Administração ou Gestão de Recursos Humanos. Conheça os cursos da Universidade Católica de Brasília e esteja preparado para a profissão do futuro!

 

Tags: Administração

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!