PROFORM: conheça o curso de formação de professores da Católica EAD

Você já possui uma graduação e gostaria de dar aulas, mas não deseja estudar pedagogia? O Proform, curso de formação de professores da Católica EAD, é o ideal para você. Confira!

O que é o PROFORM?

Proform, Programa Especial de Formação Docente, é um curso de formação de professores da Universidade Católica EAD. Ele é direcionado aos profissionais graduados nos mais diversos campos do saber, que desejam dar aulas para alunos nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio.

Com uma duração de 12 meses, o curso habilita profissionais graduados, que tenham ao menos 180 horas de formação nas disciplinas que desejam lecionar, para que possam compartilhar seu conhecimento em sala de aula.

O principal objetivo desta formação de professores é apresentar conteúdos que direcionarão ao ensino, à aprendizagem e à docência.

O que posso ensinar?

Você pode lecionar matérias relacionadas ao curso superior no qual é graduado. Isso significa que profissionais formados em Letras, por exemplo, podem lecionar sobre a língua portuguesa e inglês.

Já para algumas modalidades de engenharia, é possível se habilitar para dar aulas de química, física e matemática. Biólogos, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde podem ensinar sobre biologia e química. As áreas tecnológicas e de formação profissional e filosofia também fazem parte do Proform.

Disciplinas do Proform

O curso de formação de professores é dividido em dois semestres. No primeiro, o profissional terá disciplinas como fundamentos da docência, formação e prática docente, fundamentos da aprendizagem e políticas e gestão da educação básica, que tem por objetivo preparar o profissional para as práticas de sala de aula. A primeira fase do estágio supervisionado inicia-se já neste período.

Durante o segundo semestre, o futuro professor terá contato com a disciplina de humanidade e sociedade, que busca criar no profissional um entendimento das diferentes realidades encontradas no exercício da docência. Os estudantes também entram em contato com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que tenham a oportunidade de trabalhar de forma inclusiva e interdisciplinares.

Como funciona

O curso de formação de professores da Católica é ministrado em formato à distância e é a porta de entrada para quem deseja atuar na área de educação. Para cursar, você deve preencher o formulário de inscrição em nosso site.

Ficou com alguma dúvida sobre o PROFORM? Por favor, conte-nos! Ficaremos muito felizes em te ajudar.

Tópicos: Proform