Conheça o Programa Especial de Formação de Docentes

Escolher uma profissão é uma tarefa importante, mas fica muito mais fácil quando entendemos que ela não precisa ser definitiva. Se um estudante escolhe um curso de tecnólogo ou bacharel e depois de formado descobre que tem vontade de ser professor, pode conseguir uma habilitação sem ter que ingressar em uma nova graduação completa. Isso é possível por meio do Programa Especial de Formação de Docentes.

O curso é voltado para profissionais graduados em diversas áreas. Basta ter feito uma graduação com o mínimo de 180 horas sobre a matéria específica que deseja lecionar. Profissionais formados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Marketing, por exemplo, podem cursar essa formação para se tornarem professores de Língua Portuguesa e Inglês.

As matérias do curso são voltadas ao desenvolvimento das competências básicas para ensinar disciplinas a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. É possível obter habilitação em Física, Química, Biologia, Matemática, Português, Inglês, Filosofia ou em áreas tecnológicas de educação profissional. Em doze meses, o profissional está habilitado para entrar em sala de aula.

Investir nessa formação é uma maneira até mesmo de aumentar as possibilidades de colocação no mercado de trabalho, já que a profissão de professor tem altas taxas de empregabilidade no país, tanto em escolas públicas como privadas. Muitos profissionais optam por atuar como professores por meio período (de 10 a 20 horas por semana) para conciliar uma carreira paralela.

A grade curricular

O primeiro semestre prepara o profissional para práticas de sala de aula. Veja abaixo as disciplinas.

• Fundamentos da Docência
  • Políticas e Gestão da Educação Básica
  • Formação e Prática Docente I
  • Fundamentos da Aprendizagem I
  • Estágio Supervisionado I

Já o segundo semestre promove o entendimento sobre as diferentes realidades encontradas no exercício da profissão. O estudante também tem contato com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para que possa atender alunos com necessidades especiais.

• Tópicos Avançados em Educação
  • Formação e Prática Docente II
  • Fundamentos da Aprendizagem II
  • Estágio Supervisionado II
  • Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Tudo isso pode ser feito sem sair de casa, já que o curso é oferecido na modalidade a distância, por meio de recursos virtuais. E aí, ficou interessado no Programa Especial de Formação de Docente? Conheça o curso oferecido pela Católica EAD.

Tópicos: Docência Virtual