5 qualidades fundamentais do profissional de Comércio Exterior

Você deseja estudar Comércio Exterior, mas não sabe muito bem o que precisa para ser um bom profissional? Não se preocupe! Depois de conhecer essas cinco qualidades do profissional de Comércio Exterior (Comex), você vai se destacar no mercado! Confira:

Fluência em Idiomas

Fluência em Idiomas

Não é possível falar sobre qualidades do profissional de Comércio Exterior sem citar a fluência em idiomas. Por ser uma profissão na qual o contato com profissionais de diversos países é diário, conseguir se expressar corretamente na língua de origem do seu interlocutor é obrigatório.

Atualmente, o conhecimento de inglês é básico para, praticamente, todas as profissões. A fluência somente neste idioma é pouco. Línguas como alemão, francês, espanhol e mandarim tornam-se cada vez mais importantes e podem ser a diferença entre conseguir uma boa vaga ou não. Investir em conhecimentos de línguas é fundamental para garantir uma boa carreira.

Estratégia de negócios

Estratégia de negócios

Um profissional de Comércio Exterior também deve entender as diversas faces do negócio. Ele precisa conhecer prazos de pagamento, câmbio, meios de transporte confiáveis para as mercadorias e contratos, para evitar que as empresas sofram prejuízos. As companhias buscam retorno rápido sobre seu investimento e uma visão total do funcionamento do negócio é essencial.

Entender de economia é fundamental para o profissional que atua nesta área! Noções de macroeconomia, política e economia internacional são indispensáveis para quem atua no Comércio Exterior. Nesta engrenagem, é possível perceber que tudo está interligado. Uma elevação dos juros nos EUA pode levar a uma retração do dólar e interferir nas negociações em diferentes países.

Disponibilidade

Disponibilidade

A disponibilidade para resolver demandas que surjam fora do horário de expediente é uma grande qualidade para quem trabalha nesta área. O mundo não funciona apenas no horário comercial brasileiro. Devido ao fuso horário, quando você finaliza seu expediente, os chineses, por exemplo, estão começando o deles. Portanto, pode ser que você precise atuar fora do seu expediente com alguma regularidade.

Conhecimento cultural

Conhecimento cultural

Quando falamos sobre comércio internacional, as relações entre pessoas e nações são muito importantes. Isso significa que um profissional desta área deve conhecer a fundo a cultura dos diferentes países onde faz negócios. Entender normas e costumes locais pode ajudar a fechar negócios e evitar situações embaraçosas.

Inteligência emocional

Inteligência emocional

Liderança, espírito de equipe, criatividade, automotivação, adaptabilidade e comunicação efetiva estão entre as qualidades de inteligência emocional indispensáveis para os profissionais de comércio exterior. É possível treinar para desenvolver estas qualidades, caso você tenha dificuldade com alguma delas.

Eaí? Você tem o que é necessário para ser um bom profissional de Comércio Exterior? Ou está se preparando para isso? Conte-nos!

 

Tópicos: Comércio Exterior

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes