Tirar uma boa nota na redação no Enem tem mais peso na média final do exame que fechar as provas objetivas. Além disso, é praticamente impossível gabaritar as provas fechadas, já que existe um cálculo complexo que analisa a prova de diferentes candidatos para indicar a probabilidade de chutes. Por outro lado, tirar a nota máxima no texto é possível. Se você quer saber como fazer uma boa redação no Enem, então continue lendo este post!

ler e escrever

1. Analise as provas anteriores

Um dos passos importantes para ir bem no Enem é conhecer o formato do exame. São ao todo 180 questões mais a redação divididos em dois de provas. A redação do Enem é feita no primeiro dia, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. É importante que você saiba informações como essas e conheça as provas anteriores para se familiarizar com o formato do exame e não ser pego de surpresa no dia da prova, ficando com pouco tempo para elaborar as respostas, por exemplo.

Analise como a proposta da redação é apresentada, a fim de treinar com antecipação os formatos possíveis, como o dissertativo-argumentativo, que é o tipo de redação mais comum solicitado em processos seletivos.

2. Pratique

O treino regular é uma das ações mais importantes apontadas por professores para fazer uma boa redação no Enem. É mais fácil desenvolver um bom texto quando se está acostumado a fazer isso. Portanto, é importante que você pratique a escrita de acordo com os critérios do exame.

Definir metas ao longo do tempo de estudo é um bom incentivo, como produzir uma redação por semana, por exemplo. Aproveite temas de provas anteriores, assuntos possíveis e até mesmo conteúdos de outras disciplinas para praticar.

3. Saiba quais são os possíveis temas

Outra forma de se preparar para fazer uma boa redação no Enem é saber quais são os possíveis temas que podem ser cobrados no exame. Dessa forma, você poderá estudar os assuntos para ter argumentos sobre os mesmos e até fazer testes escrevendo sobre eles.

Discurso de ódio nas redes sociais, preconceito linguístico, fake news, epidemias, refugiados e imigrantes, greve dos caminhoneiros, meio ambiente e Governo Trump são alguns dos temas possíveis em 2018, segundo o site G1.

4. Lembre dos critérios de avaliação

Conhecer os critérios de avaliação da redação também é fundamental para conquistar um boa nota no Enem. Em primeiro lugar, você deve saber que o texto precisa ser uma dissertação-argumentativa, com estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.  O texto ainda deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo 30.

Dentre as competências que devem ser demonstradas na redação, estão o domínio da escrita formal, a capacidade de selecionar e apresentar argumentos e a elaboração de uma proposta para solucionar o problema apresentado no enunciado da redação.

5. Aumente seu repertório

Além de conhecer a estrutura da redação e os critérios que serão avaliados, outro passo importante para fazer uma boa redação é desenvolver bons argumentos. Por isso que enriquecer seu repertório de conhecimentos é tão importante quanto entender as regras.

Para aumentar seu entendimento sobre os mais diversos temas, é importante ler jornais, revistas e livros e assistir telejornais, filmes e até mesmo séries. Visitar museus e assistir peças de teatro também podem ser boas fontes de informação que poderão ser utilizadas na hora de escrever a redação no Enem.

Se você se preocupa em como estudar para o Enem, não pode deixar de seguir os passos que acabamos de apresentar. Conhecendo as provas anteriores, os critérios de avaliação e as apostas de temas, além de praticar bastante, fica muito mais fácil fazer uma boa redação no Enem.

Agora que você sabe como se dar bem na redação do Enem, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a dominarem o assunto!

Leia também: Enem 2018: como se dar bem nas provas?

Inscreva-se agora

Tópicos: como fazer uma boa redação no enem

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes