O desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos por países e empresas em todo o mundo nos últimos anos. O principal objetivo dos debates é descobrir formas de garantir as necessidades da sociedade atual sem prejudicar as gerações futuras.

Iniciativas relacionadas à Gestão Ambiental precisam do envolvimento do governo, do setor privado e da sociedade em diferentes frentes. Uma delas é a preservação e a manutenção do meio ambiente. E é aí que os profissionais de Gestão Ambiental ganham destaque.

Gestão Ambiental, o que é? O que faz? Se você já se fez essas perguntas, então não deixe de ler os próximos tópicos. A seguir, explicamos o que é Gestão Ambiental, o que se estuda nesse curso e onde o profissional formado na área pode trabalhar. Continue a leitura e descubra as respostas que precisa!

gestão ambiental ead

O que é Gestão Ambiental?

Um “sistema que inclui atividades de planejamento, responsabilidades, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental”. Esse é o conceito de Gestão Ambiental, segundo Tinoco, no livro Contabilidade e Gestão Ambiental.

O gestor ambiental é responsável por estudar a relação do homem com a natureza com o objetivo de possibilitar o uso adequado dos recursos naturais de modo a preservar o meio ambiente. Além de analisar os impactos das atividades humanas no meio ambiente, o desenvolvimento de programas de educação e proteção ambiental é outra atividade que pode ser desempenhada por esse profissional.

Agora que você sabe o que é Gestão Ambiental, continue lendo para conhecer o curso e o mercado de trabalho nessa área.

O que se estuda em Gestão Ambiental?

O tecnólogo em Gestão Ambiental pode ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. Na graduação tecnológica, que dura dois anos, o aluno tem algumas matérias teóricas necessárias para conhecer sua área profissional, como Legislação e Políticas Ambientais.

Vale destacar que a matriz curricular do curso apresenta matérias com conteúdos das diferentes áreas nas quais o gestor ambiental pode trabalhar, como Saúde e Educação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos e Consultoria Organizacional, por exemplo.

Dessa forma, o egresso do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental está preparado para planejar, implementar e coordenar ações de Gestão Ambiental com foco na preservação do meio ambiente.

Qual é o mercado de trabalho para quem se forma em Gestão Ambiental?

Uma informação importante para compreender o que é Gestão Ambiental e essa carreira como um todo é saber quais são as oportunidades de trabalho para o egresso. Segundo o Programa de Estudos do Futuro da FIA (Fundação Instituto de Administração), a área ambiental é uma das que mais oferece carreiras promissoras. Portanto, o gestor ambiental encontra boas oportunidades no mercado de trabalho.

Entre as possibilidades de atuação disponíveis para o gestor ambiental, estão a recuperação de áreas degradadas, o planejamento do uso de recursos naturais, a assessoria a empresas e órgãos públicos e a educação ambiental.

Neste post, você descobriu o que é Gestão Ambiental, área profissional que se relaciona com temas como ecologia, biodiversidade e gestão de recursos naturais. Como você pode ver, essa é uma área em expansão que representa oportunidades para quem deseja desenvolver carreira no setor ambiental.

Agora que você sabe o que é Gestão Ambiental e como se tornar um profissional dessa área, que tal conhecer o curso da Católica EAD?