Segurança da Informação: conheça as novas oportunidades que vão além das empresas de tecnologia

Do vazamento de informações sigilosas aos ciberataques à instituições financeiras, a segurança dos dados nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Não à toa que empresas de todos os ramos, e não somente de tecnologia, estão se preocupando com a segurança da informação - afinal, os dados já são o principal ativo de qualquer empresa.

E se o futuro da comunicação em rede depende da confiabilidade do ambiente digital, a área promete oferecer diversas oportunidades e desafios, inclusive além das empresas de tecnologia. Ficou interessado? Saiba mais sobre essa carreira que anda tão em alta!

O cenário e as oportunidades

O cenário e as oportunidades

A prevenção contra vazamento de informações é um dos maiores problemas da segurança da informação atualmente. Mais do que nunca aumentou a preocupação que cerca o controle de acesso e gestão de identidades e a identificação de roubo ou informações pessoais.

Com isso, executivos do mundo todo já estão se preparando para isso e novas oportunidades vêm surgindo também nas áreas de TI de grandes empresas.

Por outro lado, pequenas e média empresas e até mesmo pessoas físicas também devem dobrar sua atenção sobre os riscos do ambiente digital e com isso surge a oportunidade de terceirizadas ou consultorias oferecerem segurança para esse nicho.

O profissional de Segurança da Informação

O profissional de Segurança da Informação

Para que as empresas possam navegar nesse mar de dados e aproveitar da melhor forma essas informações, os profissionais de Segurança da Informação precisam estar cada vez mais preparados para a transformação digital.

Porém, ainda falta para boa parte dos profissionais o conhecimento mais aprofundado sobre a importância de analisar os dados e transformá-los em informações. Por isso, essa pode ser uma boa oportunidade para quem quer se destacar na área, um campo aberto e cheio de oportunidades para os profissionais.

O profissional de segurança da informação é o responsável pela manutenção das informações de uma empresa, especialmente as sigilosas, prevenindo fraudes, vazamentos de dados e ataques.

Esse profissional precisa estar sempre atualizado sobre as principais brechas de segurança, vírus, falhas em dispositivos e sistemas operacionais. Sua missão é encontrar a melhor forma de combater cada uma destas ameaças.

Como se preparar

Como se preparar

Se há muitas oportunidades para os profissionais, é essencial estar preparado com conhecimentos e habilidades relacionadas à segurança cibernética.

Para quem quer começar do zero, é possível optar pela modalidade de cursos online, que traz maior flexibilidade de horário e de localização.

A UCB oferece uma modalidade a distância do curso Tecnológico em Segurança da Informação para que os interessados possam desenvolver soluções em TI para organizações que valorizem a defesa das informações de suas atividades. Prepare-se para um futuro de sucesso.

 

Tópicos: Segurança da Informação

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes