O que você quer ser quando crescer? A transição entre o ensino médio e a faculdade é um momento muito complexo e que gera muitas dúvidas. Um dos principais dilemas é a escolha de qual graduação cursar na faculdade. Como escolher qual profissão seguir com tantas opções disponíveis atualmente?

Um dos auxílios que o estudante pode receber durante essa importante fase é a realização de um teste vocacional. Mas será que teste vocacional funciona mesmo? Como ele é aplicado?

Primeiramente, é importante saber que o teste vocacional não é mágico. Descobrir a vocação é muito complexo e nunca existirá uma resposta simples e exata para esse dilema. Portanto, neste artigo procuramos esclarecer algumas dúvidas relacionadas a aplicação e utilidade deste método.

teste vocaiconal

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional funciona como uma avaliação da personalidade, das características e dos interesses do estudante. Com essas informações, o profissional (normalmente da área de Psicologia ou Recursos Humanos) é capaz de indicar as profissões ou as áreas de formação mais adequadas para aquele estudante.

No entanto, o papel do orientador vocacional não é dizer para o estudante que ele deve cursar especificamente Medicina ou Direito. O papel deste profissional é fazer com que o aluno faça uma autorreflexão e consiga enxergar suas aptidões de forma mais clara, para entender qual o melhor caminho a seguir.

Como é aplicado o teste vocacional?

Existem algumas formas de fazer um teste vocacional. As formas mais comuns são através de um teste vocacional on-line ou contratando um profissional (geralmente um coach, psicólogo ou especialista em orientação profissional).

A realização do teste vocacional pela internet parece uma opção mais prática, barata e fácil. Porém, um teste vocacional on-line deve ser encarado de forma menos conclusiva. Estes testes funcionam como testes de perfil ou exercício de autoconhecimento, pois apresentam menor eficiência e são mais superficiais.

Com relação ao teste vocacional aplicado por um profissional, além do teste em si, todo o processo envolve diálogo e questionamentos. Desta forma, o profissional é capaz de chegar a uma conclusão mais personalizada e profunda acerca de cada pessoa e, assim, o teste vocacional funciona da melhor forma.

Como o teste vocacional pode me ajudar?

Com um mercado profissional tão amplo e oferecendo tantas opções de cursos e, principalmente, de carreiras, é normal que as pessoas se sintam um pouco perdidas ao ter que escolher apenas um caminho.

Como discutimos acima, o teste vocacional para faculdade pode ser muito útil, especialmente como um tipo de orientação, um guia. Para aqueles estudantes que não tem nenhuma pista sobre a área que tem mais vocação ou interesse, o teste vocacional funciona ajudando a ter mais clareza sobre as aptidões profissionais do aluno.

Os principais benefícios que o teste vocacional pode trazer incluem: desenvolver o autoconhecimento; identificar seu potencial; identificar pontos fracos e trabalhar para revertê-los; conhecer caminhos alternativos que podem não ter sido considerados; ficar mais confiante a respeito das suas aptidões e qualidades.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil e que você tenha gostado de entender como o teste vocacional funciona e como ele pode ser aplicado para o seu desenvolvimento pessoal. E uma vez que você já saiba qual é a melhor opção para seu perfil, escolha seu curso, conheça nossa oferta EaD!

Leia também: 3 técnicas infalíveis de administração do tempo durante uma faculdade.

Inscreva-se agora

Tópicos: teste vocacional funciona

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes