Quais as vantagens da pós-graduação a distância?

Faz tempo que ter apenas um diploma de graduação era um grande diferencial profissional. É preciso ir além e apostar no aprendizado contínuo para se destacar. Mas se você não tem tempo para fazer uma especialização presencial, saiba que vale a pena investir em uma pós-graduação a distância. Veja a seguir alguns dos benefícios oferecidos pela modalidade EAD.

Flexibilidade de horários

Quem não tem tempo para frequentar a instituição ou não tem um horário de trabalho fixo pode encontrar uma boa opção na pós-graduação a distância. Se não conseguir acompanhar a videoaula no horário combinado, por exemplo, é possível acessá-la depois, quantas vezes quiser. Além disso, você tem a liberdade de criar seu próprio plano de estudos e determinar o tempo de que precisa para concluir o curso.

Mesmo nível de aprendizado

Não confunda flexibilidade com facilidade. O projeto pedagógico do curso a distância costuma ter o mesmo rigor para o desenvolvimento de competências. Inclusive, é importante se planejar para acompanhar as disciplinas, que costumam ter alta carga de leitura. Assim como o ensino presencial, os cursos a distância precisam seguir alguns padrões de qualidade determinados pelo governo, e os alunos passam pela mesma avaliação desenvolvida para cursos presenciais, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Mensalidades mais acessíveis

Outra vantagem é que a mensalidade dos cursos a distância costumam ser mais acessíveis. Além disso, o estudante tende a economizar com gastos que teria caso precisasse ir até a instituição, como transporte, alimentação e até mesmo material, já que boa parte da bibliografia pode ser consultada pela internet.

O mesmo peso no currículo

O diploma de um curso a distância tem o mesmo valor de uma pós-graduação presencial, pois ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a modalidade de ensino não costuma aparecer no certificado de conclusão. Você sempre será avaliado pelos conhecimentos adquiridos, e não por ter concluído os estudos em casa.

Intensa vivência digital

Ao usar o ambiente virtual de aprendizagem, o estudante tende a se familiarizar com as ferramentas digitais e aprende a inseri-las no seu dia a dia. Com isso, você já sai mais preparado para o mundo digital e capacitado para se desenvolver profissionalmente. Além disso, entra em contato com uma rede de estudantes de diferentes regiões do país, algo muito válido para uma boa formação.

Está ensaiando para voltar a estudar? Que tal tirar seus planos do papel e investir em uma pós-graduação a distância? Conheça os cursos da Católica EAD.

Tópicos: Pós-Graduação