A economia do Brasil tem sido a pauta da vez nos veículos de comunicação. Em tempos de crise, termos como “inflação” ou “política econômica” invadem o vocabulário popular, mas poucos realmente conhecem o objeto de estudo dessa ciência. E você, sabe o que é Ciências Econômicas?

Ciências Econômicas é um campo do saber que estuda a atividade econômica de uma sociedade, que é composta pela produção, distribuição e acumulação de bens. Enquanto uma parcela da sociedade acumula bens, a outra sofre com a escassez desses bens. Nesse sentido, cabe ao economista compreender essa dinâmica e atuar de forma estratégica para chegar a um equilíbrio.

Ok, já sabemos que a palavra-chave em Ciências Econômicas é “escassez”, mas de que forma esse ramo do conhecimento se organiza, e o que esperar de uma graduação na área? Siga conosco na leitura deste artigo e conheça alguns dos principais tópicos relacionados a esse campo de estudo!

ciencias economicas ead (2)

Economia: ciência social ou exata?

Afinal de contas, a Economia é uma ciência exata ou social? Por tratar essencialmente da relação entre a escassez de recursos e as necessidades do homem, as Ciências Econômicas foram enquadradas no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, isto é, um meio termo entre a área de humanas e a área de exatas. Por conta disso, é comum observar na matriz curricular de graduações em Ciências Econômicas matérias como Ciência Política, essencial para compreender o que há por trás de uma política econômica.

A Macro e a Microeconomia… o que é isso?

Uma das principais classificações presentes no estudo da Economia é aquela que a divide entre Microeconomia e Macroeconomia. Essas duas áreas complementam-se na compreensão de diversos temas e questões essenciais à definição do que são as Ciências Econômicas.

A Microeconomia é a parte das Ciências Econômicas que trata, em resumo, do processo de determinação dos preços. O estudo da Microeconomia realiza-se a partir da análise das interações existentes entre compradores e vendedores. Termos como  preço, produto e mercado fazem parte do vocabulário dessa matéria.

A Macroeconomia, por sua vez, estuda algo muito mais amplo. Tem como conceito-chave o sistema econômico, ou seja, um sistema que agregue a produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma dada economia.

Quais os campos de aplicação das Ciências Econômicas?

Além dos temas básicos, as Ciências Econômicas apresenta peculiaridades a depender do seu campo de aplicação. É por isso que, mesmo parte de um campo teórico comum, a Economia aplicada ao setor público apresenta características diversas da Economia privada, por exemplo.

Economia do Trabalho, Economia Financeira, Gerencial… muitas são as áreas de estudo das Ciências Econômicas! Atualmente, uma das de maior destaque é a Economia Internacional, em virtude das políticas protecionistas recentemente adotadas por algumas das grandes potências mundiais.

Como vimos, o objeto de estudo da economia é muito mais amplo do que aquilo que costumamos ver nas páginas dos jornais. Saber o que é Ciências Econômicas é essencial para estudantes e profissionais das mais diversas áreas, sobretudo àqueles que pensam em ingressar nesse curso superior!

E aí, ficou curioso para aprender sobre Ciências Econômicas? Baixe o nosso e-book e conheça mais sobre essa graduação!

Clique aqui e baixe o seu e-book!

Leia também: Ciências econômicas e mercado de trabalho: Fique por dentro!

Tópicos: ead

Católica EAD

Escrito por Alessandra Melo

Posts Recentes