As regras do Prouni envolvem diferentes critérios que permitem ou não que uma pessoa possa se inscrever no programa e concorrer às bolsas integrais e parciais. Por isso, quem deseja fazer uma faculdade com os benefícios do Prouni precisa ficar atento às especificações do programa.

Se esse é o seu caso, então continue lendo este post. A seguir, apresentamos tudo que você precisa saber sobre o Prouni. Não perca!

prouni ead

O que é o Prouni e como ele funciona?

Prouni é a sigla para Programa Universidade para Todos. Esse projeto do Ministério da Educação (MEC) foi criado em 2005 com o objetivo de ofertar bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

O processo seletivo do programa possui duas fases: o processo regular e vagas remanescentes. No processo regular, o candidato pode se inscrever com a nota obtida no Enem do ano anterior. Segundo as regras do Prouni, é preciso ter nota acima de zero na redação e, no mínimo, média de 450 pontos nas notas das provas.

Caso nem todas as vagas sejam preenchidas no processo regular, é iniciado o processo de ocupação de vagas remanescentes. Podem concorrer professores da rede pública de ensino e candidatos que tenham nota igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação em alguma das edições desde 2010.

As inscrições para o processo regular e para as bolsas remanescentes acontecem no site do Prouni. Todos os anos, acontecem dois processos seletivos para o programa. Um é realizado no primeiro e outro no segundo semestre.

A seleção dos escolhidos para ganhar as bolsas acontece por meio da avaliação dos desempenhos no Enem. A nota de corte é a menor pontuação que garante uma bolsa. Ou seja, corresponde à nota do candidato que passa em último lugar e ocupa a última vaga disponível.

Quais são os tipos de bolsas do Prouni?

As regras do Prouni contam com dois tipos de bolsa. Confira cada uma delas a seguir:

• Bolsa integral Prouni: o aluno pode fazer a faculdade sem arcar com nenhuma parte da mensalidade.
  • Bolsa parcial Prouni: o candidato ganha uma bolsa de 50% e arca com metade da mensalidade do curso.

Quem pode se inscrever no Prouni?

De acordo com as regras do Prouni, podem se inscrever no programa brasileiros que tenham concluído o ensino médio, ainda não tenham diploma de ensino superior e que cumpram pelo menos um dos requisitos abaixo:

• frequentou o ensino médio completo em escola pública;
  • estudou parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral;
  • realizou o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • possui deficiência física ou mental;
  • é professor da rede pública de ensino.

Especificamente no caso de bolsas integrais, o candidato deve ter até um salário mínimo e meio por pessoa de renda familiar bruta. Para concorrer às bolsas parciais, a exigência é de até três salários mínimos por pessoa. No caso dos professores da rede pública, não há requisitos de renda.

Você acabou de conferir as regras do Prouni. Agora você sabe o que é o Programa Universidade para Todos, como ele funciona, quais são os tipos de bolsas oferecidos e quem pode concorrer.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem o Prouni!