Centenário Paulo Freire

O grande Educador e Patrono da educação brasileira, Paulo Freire, completaria 100 anos de idade no próximo dia 19 de setembro. Desde o início deste ano, em diferentes países do mundo, entidades ligadas à educação já vêm celebrando a data, principalmente para demonstrar a vitalidade e contemporaneidade do pensamento e obra freireanos.

Defensor de uma pedagogia dos oprimidos, que não separa educação de política, uma vez que a educação se organiza e é produto de uma sociedade em disputa,  Paulo Freire inspira práticas educativas disruptivas e democráticas em praticamente todas as áreas do conhecimento e em diferentes domínios culturais. Seu pensamento nos inspira e convida a, mesmo em meio ao caos, à morte e ao desalento, reafirmarmos a esperança revolucionária em uma educação libertadora, crítica e transformadora da sociedade. Para Freire, esperança é verbo! Esperançar é se levantar, é construir, é não desistir!

E por ser fonte de esperançamento e trabalhar pela transformação social, a Universidade Católica de Brasília não poderia deixar de celebrar o Centenário de Paulo Freire e seu legado, destacando as várias dimensões do seu pensamento sobre a universidade,  a formação docente, em diálogo com as contradições do tempo presente e com a inquietude e radicalidade necessárias à construção de um novo horizonte de vida.

Confira a programação do evento.

Dia 15/09, às 19h

Direitos Humanos e Educação Libertadora

(inspirada no livro Direitos Humanos e Educação Libertadora: Gestão Democrática da Educação Pública na cidade de São Paulo)

Palestrantes:

– Nita Freire (Professora, escritora, viúva de Paulo Freire)

– Erasto Fortes Mendonça (Professor aposentado, Faculdade de Educação/UnB)

– Membro da Campanha Latinoamericana e do Caribe em Defesa do Legado de Paulo Freire

Mediação: Estudante de Pedagogia


Dia 16/09, às 19h

Cinema, Mulher e Educação Libertadora

Palestrantes:

– Madalena Torres (Professora, Fundadora do CEPAFRE e do MOPOCEM, autora do livro O cinema como linguagem na alfabetização de jovens e adultos)

– Laura Coutinho (Professora aposentada da Faculdade de Educação/UNB)

 Mediação: Estudante Letras


Dia 17/09, às 19h

Círculo de cultura e Juventude:  seguindo os passos de Paulo Freire

Palestrantes:

– MC Docinho (CEPAFRE Ceilândia)

– Brenda Silva (CEPAFRE Ceilândia)

– Representante do SJMR – PUC Minas (Projeto LER)

Mediação: Estudante Filosofia

    INSCREVA-SE AGORA PARA O EVENTO!