O Curso de Filosofia – Licenciatura da Universidade Católica de Brasília (UCB) tem por objetivo geral promover a formação qualificada do professor de Filosofia para exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, majorando a atitude investigativa que permita sua independência nas interações com os saberes filosóficos a serem ensinados e com as ações práticas vitais para sua construção e compartilhamento. 

De modo mais específico, o curso objetiva: 

  • Aparelhar os estudantes para a prática docente no Ensino Fundamental e Médio. 
  • Habilitar para a concretização do ensino de boa qualidade de modo que gere aprendizagens relevantes e exitosas, possibilitando a inclusão da infância e juventude no mundo da cultura, das ciências e do trabalho. 
  • Estimular a independência do pensamento em face ao exame e interpretação de informações, fatos e ocorrências locais, regionais e internacionais. 
  • Qualificar o estudante para o exercício da investigação histórica tendo em vista o seu emprego como ferramenta de difusão do conhecimento filosófico e para atuação em espaços e instituições, além das escolas. 
  • Qualificar o estudante para o exercício da leitura, interpretação e produção filosófica, tendo em vista o emprego destas habilidades como ferramenta de ensino no espaço escolar. 
  • Oportunizar o aprimoramento científico e cultural da comunidade escolar por meio da organização e oferta de atividades extensionistas, visando a formação continuada do profissional da educação. 
  • Formar o profissional para o exercício da prática docente além das fronteiras da escola, ocupando os espaços públicos e privados que se dedicam ao trabalho de produção do conhecimento histórico e cultural. 

 

Mercado de Trabalho

Levando-se em conta a complexidade da sociedade na qual vivemos, em que a ética tem sido um desafio permanente, o ensino de Filosofia torna-se urgente na medida em que oferece um padrão ético de maior exigência, associando o seu exercício ao ganho de autonomia e de conhecimento. Existem muitas maneiras de descaracterizar essa necessidade hoje em dia, num mundo em que a tecnocracia e a informação ganham destaque e as humanidades perdem seu valor e caem no esquecimento. No entanto, é sintomático que mesmo nas áreas tecnológicas, os temas relacionados às humanidades venham ganhando certa notoriedade. Por isso, o curso de filosofia pode tanto formar filósofos e docentes em filosofia, como incrementar o exercício profissional de diferentes serviços.  

Por isso, há diferentes âmbitos nos quais esse profissional pode atuar, dentre eles: 

  • Como professor de filosofia na Educação Básica, no setor privado ou no setor público, mediante concurso público; 
  • Na docência do ensino superior, tanto em cursos de filosofia quanto na formação geral e humanística de outros cursos de graduação (desde com formação em pós-graduação Lato e Stricto Sensu),  
  • na análise de projetos políticos, culturais e sociais, em organizações não governamentais,  
  • E no assessorando áreas relacionadas a Recursos Humanos nas diversas empresas. 

Diferenciais

  • Material didático produzido por autores referência do campo teológico, com experiência na atuação pastoral e formação acadêmica de excelência; 
  • Matriz curricular devidamente atualizada, fazendo interface com temas contemporâneos da filosofia e atendendo às exigências legais; 
  • O curso promove uma experiência da leitura e produção de textos filosóficos, valorizando a produção autoral dos estudantes; 
  • Organização curricular e metodologia fundamentada no desenvolvimento de competências que permitem aos egressos uma visão abrangente do campo de atuação profissional e das suas necessidades em termos de conceitos, conteúdos e práticas; 
  • Desenho pedagógico centrado no estudante, com ênfase no aprender a conhecer, fazer, ser e conviver, participação cooperativa dos educandos, articulados por uma mediação ativa da aprendizagem, por meio dos processos de interação com o Corpo de Docentes e Tutores; 
  • Formação de cidadãos orientados pelos princípios e valores da missão da UCB, buscando, além da formação profissional voltada ao mercado de trabalho, desenvolver a sensibilidade para as demandas e necessidades da sociedade, que cada vez mais exige cidadãos bem-informados, éticos, atualizados e abertos à educação continuada. 

Infraestrutura

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno;  
  • Polo de Apoio Presencial, com laboratório de informática e atendimento presencial;  
  • Biblioteca física;  
  • Biblioteca digital. 

 

Investimento

Brasil: R$ 296,40

Japão: R$ 929,33

EUA: R$ 872,99

*Valor exclusivo para ingressantes em 2022.

Grade Curricular

Duração do curso: 4 anos (8 semestres)

  • Fundamentos da educação
  • Textos e práticas digitais
  • Língua brasileira de sinais – libras
  • Relação: princípios e valores
  • Fundamentos da aprendizagem
  • Fundamentos da docência
  • Mediação e prática pedagógica
  • Políticas e gestão da educação básica
  • Profissão: competências e habilidades
  • História da filosofia antiga
  • História da filosofia medieval
  • Problemas filosóficos e lógica
  • História da filosofia moderna
  • Teoria do conhecimento e filosofia da ciência
  • História da filosofia contemporânea
  • Humanidade, sociedade e ética
  • Ciberespaço e suas interfaces na educação
  • Estágio supervisionado em gestão escolar
  • Currículo, planejamento e avaliação
  • Filosofia política
  • Direitos humanos, história e cultura afrodescendente e indigena
  • Estágio supervisionado no ensino fundamental
  • Antropologia filosófica
  • Metafísica
  • Estágio supervisionado no ensino médio
  • Optativa 1
  • Filosofia da linguagem
  • Filosofia no brasil e na américa latina
  • Projeto de extensão
  • Optativa 2
  • Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades
  • Estética
  • Meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade

Clique aqui e confira o Regimento Interno

Confira o edital do processo seletivo.

Quer saber mais? Confira toda a nossa Política de Benefícios.