O Curso de Filosofia – Licenciatura da Universidade Católica de Brasília (UCB) tem por objetivo geral promover a formação qualificada do professor de Filosofia para exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, majorando a atitude investigativa que permita sua independência nas interações com os saberes filosóficos a serem ensinados e com as ações práticas vitais para sua construção e compartilhamento.
De modo mais específico, o curso objetiva:
- Aparelhar os estudantes para a prática docente no Ensino Fundamental e Médio.
- Habilitar para a concretização do ensino de boa qualidade de modo que gere aprendizagens relevantes e exitosas, possibilitando a inclusão da infância e juventude no mundo da cultura, das ciências e do trabalho.
- Estimular a independência do pensamento em face ao exame e interpretação de informações, fatos e ocorrências locais, regionais e internacionais.
- Qualificar o estudante para o exercício da investigação histórica tendo em vista o seu emprego como ferramenta de difusão do conhecimento filosófico e para atuação em espaços e instituições, além das escolas.
- Qualificar o estudante para o exercício da leitura, interpretação e produção filosófica, tendo em vista o emprego destas habilidades como ferramenta de ensino no espaço escolar.
- Oportunizar o aprimoramento científico e cultural da comunidade escolar por meio da organização e oferta de atividades extensionistas, visando a formação continuada do profissional da educação.
- Formar o profissional para o exercício da prática docente além das fronteiras da escola, ocupando os espaços públicos e privados que se dedicam ao trabalho de produção do conhecimento histórico e cultural.
Mercado de Trabalho
Levando-se em conta a complexidade da sociedade na qual vivemos, em que a ética tem sido um desafio permanente, o ensino de Filosofia torna-se urgente na medida em que oferece um padrão ético de maior exigência, associando o seu exercício ao ganho de autonomia e de conhecimento. Existem muitas maneiras de descaracterizar essa necessidade hoje em dia, num mundo em que a tecnocracia e a informação ganham destaque e as humanidades perdem seu valor e caem no esquecimento. No entanto, é sintomático que mesmo nas áreas tecnológicas, os temas relacionados às humanidades venham ganhando certa notoriedade. Por isso, o curso de filosofia pode tanto formar filósofos e docentes em filosofia, como incrementar o exercício profissional de diferentes serviços.
Por isso, há diferentes âmbitos nos quais esse profissional pode atuar, dentre eles:
- Como professor de filosofia na Educação Básica, no setor privado ou no setor público, mediante concurso público;
- Na docência do ensino superior, tanto em cursos de filosofia quanto na formação geral e humanística de outros cursos de graduação (desde com formação em pós-graduação Lato e Stricto Sensu),
- na análise de projetos políticos, culturais e sociais, em organizações não governamentais,
- E no assessorando áreas relacionadas a Recursos Humanos nas diversas empresas.
Diferenciais
- Material didático produzido por autores referência do campo teológico, com experiência na atuação pastoral e formação acadêmica de excelência;
- Matriz curricular devidamente atualizada, fazendo interface com temas contemporâneos da filosofia e atendendo às exigências legais;
- O curso promove uma experiência da leitura e produção de textos filosóficos, valorizando a produção autoral dos estudantes;
- Organização curricular e metodologia fundamentada no desenvolvimento de competências que permitem aos egressos uma visão abrangente do campo de atuação profissional e das suas necessidades em termos de conceitos, conteúdos e práticas;
- Desenho pedagógico centrado no estudante, com ênfase no aprender a conhecer, fazer, ser e conviver, participação cooperativa dos educandos, articulados por uma mediação ativa da aprendizagem, por meio dos processos de interação com o Corpo de Docentes e Tutores;
- Formação de cidadãos orientados pelos princípios e valores da missão da UCB, buscando, além da formação profissional voltada ao mercado de trabalho, desenvolver a sensibilidade para as demandas e necessidades da sociedade, que cada vez mais exige cidadãos bem-informados, éticos, atualizados e abertos à educação continuada.
Infraestrutura
- Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno;
- Polo de Apoio Presencial, com laboratório de informática e atendimento presencial;
- Biblioteca física;
- Biblioteca digital.
Investimento
Brasil: R$ 296,40
Japão: R$ 929,33
EUA: R$ 872,99
*Valor exclusivo para ingressantes em 2022.
Grade Curricular
Duração do curso: 4 anos (8 semestres)
- Fundamentos da educação
- Textos e práticas digitais
- Língua brasileira de sinais – libras
- Relação: princípios e valores
- Fundamentos da aprendizagem
- Fundamentos da docência
- Mediação e prática pedagógica
- Políticas e gestão da educação básica
- Profissão: competências e habilidades
- História da filosofia antiga
- História da filosofia medieval
- Problemas filosóficos e lógica
- História da filosofia moderna
- Teoria do conhecimento e filosofia da ciência
- História da filosofia contemporânea
- Humanidade, sociedade e ética
- Ciberespaço e suas interfaces na educação
- Estágio supervisionado em gestão escolar
- Currículo, planejamento e avaliação
- Filosofia política
- Direitos humanos, história e cultura afrodescendente e indigena
- Estágio supervisionado no ensino fundamental
- Antropologia filosófica
- Metafísica
- Estágio supervisionado no ensino médio
- Optativa 1
- Filosofia da linguagem
- Filosofia no brasil e na américa latina
- Projeto de extensão
- Optativa 2
- Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades
- Estética
- Meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade
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