Mas o que é, exatamente, a graduação a distância?

Na graduação a distância, ou simplesmente EAD, você não precisa se deslocar todos os dias para uma sala de aula física. Na Católica EAD, você só vai precisar ir até o seu polo três vezes por semestre: uma para a apresentação geral do seu curso e outras duas para a realização de provas. No resto do tempo você vai utilizar a internet para acessar as suas aulas, tirar dúvidas com os tutores, acessar conteúdos, materiais e participar de discussões. Para isso, vai contar com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA. Por meio dele, além de estudar, ainda poderá resolver as questões de secretaria.

Como funciona?

Hoje, para cursar uma excelente instituição de ensino superior como a Universidade Católica de Brasília, basta um computador com conexão à internet. Com isso, além de economizar em tempo de deslocamento, custo com transporte, alimentação, entre outras coisas, você ainda pode definir os seus próprios horários de estudo, de acordo com o seu ritmo e estilo de vida. O modelo de educação a distância da Universidade Católica de Brasília tem como princípios pedagógicos o Foco na aprendizagem, a Prioridade para os processos interativos presenciais e a distância, e a Construção da autonomia do estudante. Esses princípios orientam as ferramentas e as técnicas pedagógicas com base nas metodologias ativas e nos grupos cooperativos – utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem e em atividades presenciais vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão Universitária.

Os materiais didáticos de cada disciplina estão organizados no ambiente virtual, onde o estudante tem acesso ao plano de ensino e rota de aprendizagem, livro eletrônico responsivo, slides-shows, vídeo-aulas, testes de verificação, espaços para atividades em fórum, wikis, chats e webaulas. As disciplinas de cada período letivo dos cursos são ofertadas em dois módulos por semestre, correspondendo cada um à disponibilização de duas disciplinas concomitantes.

Ao final de cada módulo são realizadas as avaliações presenciais obrigatórias de cada disciplina, em períodos previamente definidos no calendário acadêmico. Além do encontro inicial de orientação sobre o modelo de EaD e dos avaliativos, há encontros presenciais para atividades temáticas dos cursos e extracurriculares. Nos cursos híbridos há ainda encontros presenciais para as atividades que exijam laboratórios e práticas. O sistema de avaliação dos cursos a distância conta com avaliação presencial obrigatória, que representa 60% da avaliação dos estudantes; e atividades desenvolvidas no ambiente virtual e em práticas extraclasse, que totalizam 40% da avaliação dos estudantes.

Qual é a diferença entre um diploma EAD, para um diploma de um curso presencial?

Na Universidade Católica de Brasília, nenhuma! Aqui, o seu diploma EAD terá o mesmo reconhecimento e a validade do diploma presencial. Em termos práticos, será exatamente o mesmo diploma. E o conteúdo aprendido também será o mesmo. Pois, por exigência do MEC, o conteúdo de uma graduação a distância deve ser igual ao do presencial.

Saiba agora se estudar a distância é mesmo uma boa opção.

Quer descobrir tudo sobre a modalidade de educação a distância?

CLIQUE AQUI E BAIXE O SEU E-BOOK!

Baixe o ebook!